Foto: Pixabay

Após dois cancelamentos, Torben Grael vence regata na China com ventos fracos

Redação Webventure/ Vela

Torben venceu e aumentou sua vantagem na liderança (foto: Rick Tomlinson/ Volvo Ocean Race)
Torben venceu e aumentou sua vantagem na liderança (foto: Rick Tomlinson/ Volvo Ocean Race)

A China garantiu aos velejadores da Volvo Ocean Race muito mais dificuldades do que as previstas na saída de Cingapura. Após a etapa ao mar mais difícil, apenas quatro barcos fizeram a regata in-port de Qingdao neste domingo (8), após dois adiamentos da prova graças a falta de vento no dia anterior. Torben Grael e sua tripulação tiveram o Ericsson 4 pronto após os reparos para a prova, vencida por eles. A vantagem da liderança é de 4 pontos para o Telefonica Blue.

“É bom sair dessas condições com uma vitória. Foi um dia difícil, mas um bom dia. Não poderia ter sido melhor para todos nós, e estamos muito felizes. Nós fizemos tudo certo no início e o trabalho da tripulação foi muito bom”, disse Grael. “Achamos que com a vela Code Zero nós conseguiríamos minimizar as manobras, e tínhamos escolhido seguir pela direita da raia. Funcionou muito bem para nós”, completou o tático Stu Bannatyne.

A primeira regata foi realizada com ventos de sete nós. O Green Dragon chegou a liderar a primeira perna em barlavento, mas o Ericsson 4 conseguiu um bom desempenho e garantiu a vitória, com o oponente chinês na segunda colocação, Puma e Telefonica Blue nas posições seguintes.

Já a segunda disputa aconteceu com o vento ainda mais fraco, de cinco nós. O Puma foi penalizado e teve que retornar à largada enquanto os outros barcos faziam a regata. O Telefonica Blue abriu uma vantagem difícil de ser batida, e ficou com a vitória. Ericsson 4 e Green Dragon apareceram na seqüência.

“Hoje foi um dia ruim. As condições climáticas foram as piores possíveis para o Volvo Open 70; eles não são desenhados para esse tipo de velejada. Fizemos duas largadas ruins e ficamos desapontados. Porém a tripulação foi bem na regata, o que nos garantiu o pódio na classificação geral”, disse o comandante do Puma, Ken Read.

Na classificação geral, o barco comandado pelo brasileiro ficou com os 4 pontos, Telefonica Blue com 3,5 pontos, Puma com 3 pontos e Green Dragon com 2,5 pontos.

Rumo ao Brasil – No próximo sábado, dia 14 de fevereiro, todos os barcos que estiverem prontos largarão para a 5ª perna da VOR, que terá 12.300 milhas náuticas, cerca de 23 mil quilômetros até o Rio de Janeiro (RJ), em uma etapa que terá entre 35 e 40 dias sem pausas.

Os barcos ficarão por aproximadamente 15 dias no Brasil, onde farão a regata in-port brasileira. Até o momento, apenas os quatro barcos que fizeram a regata em Qingdao estão confirmados na linha de largada no próximo fim de semana.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 9, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure