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Torben Grael lidera quinta etapa da Volvo Ocean Race; Telefonica Blue tem problemas e Ericsson 3 inicia perna com atraso

Redação Webventure/ Vela

Três barcos iniciaram a etapa cinco da VOR (foto: Divulgação/ Volvo Ocean Race)
Três barcos iniciaram a etapa cinco da VOR (foto: Divulgação/ Volvo Ocean Race)

A quinta e maior perna da história da Volvo Ocean Race começou em Qingdao, na China, neste sábado (14). Cinco barcos deixaram o local com ventos de 20 nós e 24 horas após a largada, Torben Grael, comandante do Ericsson 4, lidera a etapa de 12.300 milhas náuticas, aproximadamente 23 mil quilômetros, até o Rio de Janeiro. Depois de um dia de regata, Grael tem 20 milhas de distância para o segundo colocado, o Puma, e veleja a aproximadamente 23 nós, a velocidade mais alta da flotilha.

Alguns minutos antes da largada, Bouwe Bekking, comandante do Telefonica Blue, anunciou a suspensão da regata. Pelas regras, essas suspensão é de, no mínimo, duas horas. O motivo foi um estrago no bulbo da quilha. Um dos tripulantes entrou na água para tentar verificar o dano ainda a linha de largada, porém não foi possível enxergar o que tinha ocorrido. Desta forma o barco foi retirado da água e foi feito o conserto. A equipe espanhola voltou para o mar e acumula 202 milhas de distância e 9h12 de diferença para o líder após o atraso.

Além disso, a equipe perdeu 3 pontos porque resolveu trocar os lemes antes do começo da nova etapa. “O Telefonica Black fez essa troca e nos disse que o barco rendeu mais, então vamos arcar com a pontuação mas esperamos por bons resultados”, disse Bekking sobre a decisão. Agora ele está com 7 pontos a menos que Torben (49 pontos) na classificação geral.

A tripulação do norte-americano Puma largou na frente, com Green Dragon e Ericsson 4 na sequência, mas não sustentou a liderança. “Esta etapa vai ser uma verdadeira aventura. Nós estamos ansiosos para passar pela ponta do Japão, pelo Anel de Fogo e pelo Cabo Horn. Serão lugares que nunca mais passaremos em nossas vidas. Serão ventos fortes daqui para frente e temos que nos concentrar em deixar o barco inteiro. Será uma etapa longa e difícil”, disse Ken Read, comandante do Puma. A previsão é de que os ventos se mantenham entre 20 e 30 nós nas próximas 24 horas

De volta, com atraso – Já o Ericsson 3 conseguiu finalizar a etapa 4 quando já era dada a largada da quinta perna. A equipe nórdica iniciou a disputa até o Rio de Janeiro atrás dos três primeiros barcos e antes do retorno do Telefonica Blue, e acumula 46 milhas e 2h05 de diferença para o companheiro de equipe, Ericsson 4.

“Vinte e quatro horas de perna 5 e a monção de nordeste se estabeleceu no Mar Amarelo nos arrematou. Agora o sol começa a nos aquecer e estamos com condições fantásticas de ventos de 30 nós e mar calmo, mas é preciso ignorar o frio reportado pelas tripulações”, disse Mark Chrisnell, tripulante do Ericsson 3, por e-mail.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: fevereiro 15, 2009

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