Unificação marca as etapas do ano (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
Na última quinta-feira (12), aconteceu o briefing do 3º Rally de Barretos, prova que abre a temporada 2009 do Cross-country Brasileiro. A prova acontece entre os dias 13 e 15 de março e deve ter um grid bastante significativo.
A temporada deste ano promete. Várias serão as novidades e todas elas muito positivas. A mais importante de todas, que acredito ser o grande diferencial para os principais campeonatos, é a unificação dos regulamentos técnicos para o Brasileiro, Mitsubishi Cup e Paulista de Cross-country.
O regulamento foi revisto, sempre com a participação de pilotos, navegadores, preparadores e organizadores de provas. Uma forma muito democrática de se fazer rali. Foi adequado o quesito penalizações (os tempos de penal) para tentar deixar o regulamento mais justo.
As categorias continuam as mesmas, mas agora com os nomes padronizados: Protótipo-T1, Superproduction, Production-T2 e Caminhões. Para o Paulista, teremos ainda a categoria Força Livre.
Foram realizadas pequenas alterações técnicas visando equilibrar e baratear a Production-T2, como a permissão de algumas peças de fibra, entre outros. Para os veículos Tr4-R e L200-R, não será necessário o uso de restritor.
Para os veículos Tr4-R e L200-RS, valerá o regulamento técnico da Mitsubishi Cup. Desta forma, cada competidor terá seu veículo sempre pronto e dentro dos mesmos padrões, independente do campeonato que vá participar.
Outro ponto importante foi a padronização dos percursos. Para provas em linha, cada dia deverá ter, no mínimo, 100 quilômetros de especiais. No caso de se repetir a mesma especial (mesmo sentido) ela deverá ter, no mínimo, 60 km, totalizando assim 120 km, e o comprimento mínimo de uma especial deve ser de 50 km e, neste caso, serão três voltas, com a terceira obrigatoriamente em sentido inverso.
Campeonato Brasileiro – O Brasileiro de Cross-country já tem cinco provas confirmadas e ainda temos a possibilidade do Sertões Experience também pontuar para o campeonato.
Da mesma forma, como foi no Paulista no ano passado, no Brasileiro deste ano, cada dia de prova valerá como uma etapa do campeonato:
O maior rali monomarca do Brasil também promete uma temporada forte e muito competitiva. A Mitsubishi Cup terá sete etapas entre abril e novembro, passando pelos estados de São Paulo (4 etapas), Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.
A grande novidade da montadora japonesa é a estréia da categoria Triton, um carro totalmente novo e que vai ser a estrela do campeonato. Diferentemente das outras categorias, na Triton os carros não são de propriedade dos pilotos. A montadora vai locar os carros a cada etapa, num pacote que inclui apoio mecânico, transporte e a garantia mecânica de vários componentes.
Com isso todos correm em condições de igualdade, os treinos serão permitidos apenas nas sextas na véspera da prova. As disputas devem ser muito acirradas.
A temporada promete.
Este texto foi escrito por: Deco Muniz
Last modified: fevereiro 16, 2009