Foto: Pixabay

Touché Super é o campeão Circuito Oceânico de Santa Catarina

Redação Webventure/ Vela

Barco de Ernesto Breda garantiu o título (foto: Divulgação/ ICSC)
Barco de Ernesto Breda garantiu o título (foto: Divulgação/ ICSC)

O XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina Mitsubishi Motors Sailing Week finalizou suas competições neste sábado (14) em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC), com a vitória do Touché Super, de Ernesto Breda. O barco campeão da classe ORC Internacional 500 desbancou o Loyal Red Nose, de Marcelo Massa, mesmo sem competir na quinta-feira (12) quando os ventos fortes impediram algumas embarcações de fazer a regata e causando danos à outras.

“A melhor coisa que fizemos foi poupar o barco daquele vento sul intenso (quinta-feira). Estávamos com problemas na cruzeta e no hélice e seria muito arriscado enfrentar um mar tão agitado”, disse o comandante Ernesto Breda. Na terceira colocação ficou o Zeus, de Inácio Vandresen, vencedor da Olivos Florianópolis, e o Negra, de Nicolas Gonzalez, foi quarto colocado; com o Absoluto, de Renato Monteiro, em quinto. “Não é fácil bater adversários tão fortes”, reconheceu Breda.

Na ORC Internacional 600, o San Chico 2, de Francisco Freitas, foi o campeão, deixando o Diferencial, de Nelson Ilha, na segunda posição. “O motor quebrou quando vínhamos de Porto Alegre para Florianópolis e ficamos sem a catraca de caçar a genoa na regata de quinta-feira. Ganhar de virada depois de enfrentar tantos problemas foi muito bom”, contou Francisco.

Os estragos causados pelos ventos de quase 70km/h e ondas de quatro metros não afetaram só o San Chico, como também o Banzai, de Márcio Alexandre Kuntze, que corria na RGS C, o Katana 2, de Fário Filippon, e Kíron, de Leonardo Cal, que estavam em primeiro e segundo na ORC-CLUB 670. Os três abandonaram a competição.

Com a saída dos primeiros colocados na ORC-CLUB 670, a vantagem ficou para o Cobra d’Água, de Jan Johannes Van Mullem, que venceu, deixando para trás o Bravíssio III, do comandante Ivan Muniz, o Best Fellow, de Leonardo Deboni, e o Paixão, de Antônio Weinfurter.

O campeão da ORC-CLUB 600 foi o Miragem que garantiu a vitória por apenas um ponto de diferença de Manos Champ, que também ficou com a segunda colocação por apenas um ponto do barco Viva. Porém, na ORC Geral o Manos Champ foi o campeão, com o Catuana Kim, do comandante Paulo Cocchi Fernandes, em segundo. Viva, comandado por Pedro Paulo Couto chegou em terceiro e Miragem em quarto. Eduardo Penedo, medalha de ouro na classe 470 nos jogos Olímpicos de Moscou, velejou no Miragem: “A quinta-feira foi um dia muito especial, corremos muito bem com aquele ventão todo”, disse.

Marcelo “Gusmão” Reitz, tático do Manos Champ, teve mais trabalho no último dia: “O vento estava mais constante e a raia viciada, então tivemos que correr muito para ficar em vantagem”, afirmou.

Nas classes RGS, a vitória ficou para os barcos invictos na competição. Na RGS A, o Plâncton, de Pedro Santiago garantiu o título. “Como estávamos muito confiantes com o primeiro lugar de quarta-feira, não forçamos o barco na quinta-feira de vento sul e nos concentramos nas regatas técnicas”, explicou Pedro. Açores II, de Paulo Schaefer, também somou quatro dias de vitórias na RGB B, assim como o Neon II, de Maurity Borges Júnior, na RGS C.

Data Marcada – Em 2010, a Mitsubishi Motors Sailing Week já tem data para acontecer. Será disputada entre os dias 3 e 6 de fevereiro de 2010 em Jurerê, e valerá para as primeiras etapas dos brasileiros de ORC Internacional e ORC-CLUB. A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) confirmou a solicitação do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, que escolheu a primeira semana de fevereiro do próximo ano para o grande evento, porque a Rolex Atlantico Sur termina dia 24 de janeiro de 2010 em Punta del Este. Assim, os participantes da competição terão tempo de subir do Uruguai para Florianópolis.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 16, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure