Procure usar sempre o seu próprio remo (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Dentre as modalidades inseridas em uma corrida de aventura, a canoagem pode ser considerada uma das mais trabalhosas e que necessita de técnica específica. Mas para completar um trajeto sobre um caiaque, não existe uma fórmula e sim algumas dicas que podem cooperar para um bom desempenho.
Para definir uma logística, é preciso saber como acontecerá a etapa de canoagem na competição. Tem etapas que chegamos e o equipamento está no local, assim como a equipe de apoio. E tem etapas que é preciso carregar tudo, explicou Zé Pupo, da equipe Motorola SOS Mata Atlântica. Também é bom saber se a organização da prova irá oferecer embarcação para a travessia.
Nos caiaques, um dos truques é usar uma pequena bóia para ficar um pouco mais alto dentro da embarcação e remar melhor. Caso haja algum barco da organização, alguns são de madeira, uma espuma para ficar sentado e melhorar o conforto.
Entre os equipamentos, dê preferência ao remo próprio e a um colete salva-vidas que tenha espaço para deixar tudo a mão do competidor. Espaço para guardar comida, água, entre outros acessórios que são úteis. Em caso de um caiaque com saia, é recomendável o uso de uma pochete, para ficar acima da parte fechada da embarcação.
Também para otimizar a remada, sem precisar parar, Zé Pupo recomenda o uso de um saco estanque, próprio para armazenar objetos em esportes aquáticos. É bom para ter acesso ao que precisa com facilidade enquanto está remando, sem precisar parar e mexer em uma mochila, por exemplo. Para os experientes, uma dica que pode ajudar e também atrapalhar: acoplar uma vela na embarcação, que só vale a pena se houver um vento de popa. Em 10 anos de corridas de aventura, usei apenas uma vez, contou Pupo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 23, 2009