Carro do IRC (foto: Divulgação)
A organização acerta os últimos detalhes para o Rally da Graciosa, que neste ano passa a se chamar Rally Internacional de Curitiba. A expectativa é grande para a prova que tem largada promocional nesta quinta-feira na capital paranaense. Motivos não faltam para o clima de ansiedade, a prova será válida pelo Campeonato Brasileiro, pelo Sul-Americano e pelo Intercontinental Rally Challenge, o IRC que pela primeira vez será disputado na América do Sul.
A etapa será uma oportunidade histórica para os fãs brasileiros verem de perto alguns dos melhores carros de rali do mundo. Apesar da diferença de equipamento e principalmente de idade entre o Mundial de Rali de Velocidade (WRC) e o IRC, que está apenas na quarta temporada, ambos se assemelham pelas dimensões.
São dois ralis mundiais, com o ineditismo do IRC no Brasil como grande atração, já que o WRC já esteve por aqui em competições extra-campeonato e disputas oficiais em 1981 e 1982. Com a introdução do Brasil no calendário, aliás, o IRC ganha força internacional e já alcança quatro continentes, enquanto o WRC passará por três em 2009. Foi considerando a importância da entrada do país no calendário que o ex-piloto Marcos Marcola se juntou neste trabalho ao prefeito Beto Richa e ao organizador do Rally da Graciosa, Anderson Nobre.
Com a prova deste ano do IRC, o Brasil entrou para um seleto grupo. No total, Brasil, Irlanda, Noruega, Chipre, Portugal, Argentina, Itália, Grécia, Polônia, Finlândia, Austrália, Espanha, Grã-Bretanha, Mônaco, Quênia, Bélgica, Rússia, República Tcheca e Japão recebem provas internacionais de rali promovidas com a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.
O objetivo de incluir o Brasil na programação do IRC foi atingido em dezembro do ano passado. O que deu até um novo nome ao 29º Rally da Graciosa agora chamado Rally Internacional de Curitiba. A prova terá a presença dos principais pilotos da categoria e equipes oficiais de fábrica. Depois da primeira etapa disputada sob asfalto e neve em pleno inverno europeu, com o Rally de Monte Carlo, em Mônaco, agora os desafios serão a poeira e o cascalho. Numa prova preparada com 13 especiais, divididas em sete trechos diferentes, percorridos em dois dias.
A largada promocional do rali será às 15h de quinta-feira, na rua XV de novembro, no centro da cidade. Os carros partem para as primeiras especiais às 8h de sexta-feira.
Saiba um pouco mais dos favoritos
Kris Meeke (GBR), Peugeot 207 S2000, Peugeot UK
Kris Meeke, de 29 anos, nasceu na Irlanda do Norte. Por pouco não ficou fora da corrida do Brasil. Bateu forte no pilar de uma ponte e capotou cinco vezes numa das especiais do rali que abriu a temporada, em janeiro, em Mônaco. Ele e seu navegador, Paul Nagle, nada sofreram, mas o carro ficou destruído. Como o veículo não teria condições de ser reparado para a segunda etapa, no Brasil, pegou emprestado o modelo que ganhou aquela corrida então pilotado por Sebastien Ogier (que não virá para o Rally Internacional de Curitiba).
Nicolas Vouilloz (FRA), Peugeot 207 S2000, Peugeot Team Belux
Nicolas Vouilloz tem 33 anos. É o atual campeão do IRC, ao lado do navegador Nicolas Klinger. Mas sua história no esporte é muito mais antiga e começou com outra modalidade, o Mountain Bike onde também compete profissionalmente e tornou-se heptacampeão, entre 1995 e 2002. No rali, ele começou em 2000, disputando o campeonato francês. No ano seguinte, já estava no WRC. Depois de alguns anos sem experimentar o Mountain Bike, ele voltou a competir em 2007 e, atualmente, concilia a atividade com a profissão de piloto do IRC.
Freddy Loix (BEL), Peugeot 207 S2000, Peugeot Team Belux
Atual vice-campeão da categoria. Começou correndo de kart aos 15 anos de idade e possui grande experiência no rali, principalmente em função das nove temporadas completadas no WRC, correndo por Toyota, Mitsubishi, Hyundai e Peugeot. Apesar do longo período naquele campeonato, nunca teve chances reais de brigar pelo título. Apelidado pelos fãs de Fast Freddy, chegou a sofrer um acidente grave em 1999, no Safari Rally. Recuperou-se bem, mas jamais voltou a ter uma chance de vencer como no Rally de San Remo, em 1997, quando chegou a liderar e acabou quebrando.
Giandomenico Basso (ITA), Abarth Fiat Grande Punto S2000, Abarth & C. Spa
Primeiro campeão da história do IRC, em 2006, já com seu navegador atual, Mitia Dotta. É outro piloto com vasta experiência no WRC, embora seus melhores resultados tenham aparecido apenas quando trocou de campeonato. Pelo WRC, teve mais quebras do que sucessos. No ano passado, venceu por duas vezes, no Rally das Asturias e no Rally de San Remo, mas não foi capaz de impedir o título assegurado pela dupla francesa Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger. Acabou o ano em terceiro, atrás também de Freddy Loix e Isidoor Smets. Quer dar o troco em 2009.
Anton Alen (FIN), Abarth Fiat Grande Punto S2000, Abarth & C. Spa
O sobrenome diz muito. Ele é filho de Markku Alen, piloto finlandês que venceu a primeira exibição do WRC no Brasil, em 1979, ainda de forma extra-campeonato. Na época, o pai de Anton Alen era o campeão mundial de rali. Aos 28 anos de idade, o filho vem ao Brasil para tentar repetir a história na estréia do IRC. Vitória para ele não seria necessariamente uma novidade, mas já é uma necessidade. Precisa voltar a ganhar para se colocar na disputa pelo título deste ano. Antes de chegar ao IRC, também teve breve passagem pelo WRC.
Marcos Ligato (ARG), Mitsubishi Evo 10, Tango Rally Team
O argentino de 31 anos é um dos raros sul-americanos que podem incomodar os pilotos europeus. Um pouco por contar com o carro de última geração da Mitsubishi, o Evo 10, que reúne algumas chances de andar no ritmo dos demais. E muito por conhecer bem os trechos de competição do Brasil. Ele chegou a vencer uma edição deste mesmo rali em 2000. Marcos Ligato aposta também na larga experiência internacional. Apesar de jamais ter disputado uma prova do IRC, ele coleciona boas exibições no WRC desde 2001, embora quase sempre de forma esporádica.
Oswaldo Scheer (BRA), Mitsubishi Evo 9, Intercontinental-Motul
Representante brasileiro na principal categoria do IRC, a N4. Sabe que suas chances são limitadas em função do equipamento, mas conta com a experiência no rali nacional para brigar por um bom resultado. Mostrou força na temporada anterior chegando ao vice-campeonato nacional. Resultado que poderia ter sido ainda melhor não fosse a arrancada final de seu adversário na disputa, Édio Füchter. Oswaldo Scheer chegou a penúltima etapa com chances de ser campeão antecipado, mas a seqüência de resultados, incluindo um acidente na etapa final, lhe tirou o título.
Programação do Rally Internacional de Curitiba
Quinta-feira 5/3)
15h30 Largada Promocional (rua XV de novembro)
Sexta-feira 6/3
9h00 SS1, Campo Magro, 18 km
10h10 SS2, Ouro Fino, 12 km
10h40 SS3, Curitiba, 12 km
11h00 SS4, Campo Magro, 18 km
14h30 SS5, Curitiba, 12 km
14h45 SS6, Campo Magro, 18 km
15h15 SS7, Ouro Fino, 12 km
Sábado 7/3)
9h00 SS8, Bocaiúva, 28 km
9h30 SS9, Rio Pesqueiro, 14 km
10h00 SS10, Dom Pedro, 19 km
12h45 SS11, Bocaiúva, 28 km
13h25 SS12, Dom Pedro, 19 km
14h45 SS13, Campina, 23 km
16h30 Premiação
Todos os vencedores do Rally Iinternacional de Curitiba
2008 Édio Füchter / Gilvan Jablonski (BRA) Mitsubishi Lancer Evo 9
2007 Édio Füchter / Lelo Perdigão (BRA) Mitsubishi Lancer Evo 9
2006 Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA) Subaru Impreza
2005 Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati (BRA) Mitsubishi Lancer EVO VIII
2004 Ulysses Bertholdo / Armando Miranda (BRA) Mitsubishi Lancer EVO VII
2003 Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA) Mitsubishi Lancer EVO V
2002 Tino Vianna / Edu Paula (BRA) Subaru Impreza
2001 Federico Villagra / Javier Villagra (ARG) Mitsubishi Lancer EVO VI
2000 Marcos Ligato / Ruben Garcia (ARG) Subaru Impreza
1999 Christian Rosiak / Hugo Thomas (ARG) Mitsubishi Lancer EVO IV
1998 Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera (PAR)Lancia Delta Integrale
1997 Gabriel Mendez / Carlos Villete (URU) Toyota Celica
1996 Gabriel Rais / José Volta (ARG) Renault Clio Williams
1995 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR) Toyota Celica
1994 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR) Toyota Celica
1993 Gabriel Mendez / Felipe Mercader (URU) VW Gol GTI
1992 Gustavo Pisano / Felipe Mercader (URU) VW Gol GTI
1991 Paulo Lemos / Ricardo Costa (BRA) VW Gol GTI
1990 Reinaldo Varela / Sergio Lima (BRA) VW Gol GTI
1989 Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA) VW Gol GTI
1988 Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA) VW Gol GTI
1987 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA) VW Gol GTI
1985 Claudio Antunes / Olavo Barbour (BRA) VW Passat
1984 Cesar Vilela / José Baranovisk (BRA) GM Monza
1983 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA) VW Voyage
1982 Sady Bordin / Dario Araújo (BRA) VW Voyage
1981 Jorge Fleck / Sylvio Klein (BRA) VW Gol
Calendário 2009 do IRC
1ª etapa, 21 24 de janeiro, Rallye Monte Carlo, Mônaco
2ª etapa, 5 7 de março, Rally Internacional de Curitiba, Brasil
3ª etapa, 3 4 de abril, Safari Rally, Quênia
4ª etapa, 7 9 de maio, Sata Rally Açores, Portugal
5ª etapa, 18 20 de junho, Ypres Westhoek Rally, Bélgica
6ª etapa, 9 11 de julho, Rally Russia, Rússia
7ª etapa, 30 de julho e 1º de agosto, Rali Vinho Madeira, Portugal
8ª etapa, 21 23 de agosto, Barum Rally Zlín, República Tcheca
9ª etapa, 10 12 de setembro, Rally Principe de Asturias, Espanha
10ª etapa, 24 26 de setembro, Rally Sanremo, Itália
11ª etapa, 22 24 de outubro, Rally Japan, Japão
12ª etapa, 19 21 de novembro, RAC MSA Rally of Scotland, Escócia
Todos os campeões do IRC
2008 Nicolas Vouilloz (FRA) / Nicolas Klinger (FRA) Peugeot 207 S2000
2007 Enrique García-Ojeda (ESP) / Jordi Barrabés (ESP) Peugeot 207 S2000
2006 Giandomenico Basso (ITA) / Mitia Dota (ITA) Fiat Punto Abarth S2000
Classificação do IRC
Pilotos
1) Sebastien Ogier (FRA) 10 pontos
2) Freddy Loix (BEL) 8
3) Stephane Sarrazin (FRA) 6
4) Jan Kopecky (RTC) 5
5) Giandomenico Basso (ITA) 4
6) Frederic Romeyer (FRA) 3
7) Olivier Burri (FRA) 2
8) Patrick Atrtru (CHP) 1
Montadoras
1) Peugeot 18 pontos
2) Abarth 6
3) Skoda 5
4) Mitsubishi 4
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 2, 2009