Foto: Pixabay

Telefonica Blue segue líder após grave quebra; Ericsson 4 mantém 3ª posição

Redação Webventure/ Vela

Tripulante do TeleBlue com peça quebrada nas mãos (foto: Gabriele Olivo/ Equipo Telefonica)
Tripulante do TeleBlue com peça quebrada nas mãos (foto: Gabriele Olivo/ Equipo Telefonica)

Com uma vantagem de 45 milhas náuticas para o segundo colocado na 5ª perna da Volvo Ocean Race, o líder Bouwe Bekking, que comanda o Telefonica Blue, teve que lidar com mais uma adversidade nesta etapa, após encalhar na largada, o que causou danos na quilha do barco e um atraso de 19 horas para a partida da tripulação. O estai de proa quebrou durante a velejada após a passagem pela zona de baixa pressão.

“Estávamos fazendo grandes velocidades com os 15 nós que tínhamos quando todos ouviram um estrondo. Meu primeiro instinto foi olhar para cima, e vi que o mastro continuava inteiro. Era o estai de proa quebrado. Colocamos algumas adriças sobre a proa para estabilizar a plataforma”, disse Bekking sobre o dano na peça de 30 milímetros de aço inoxidável.

Após o conserto do estai, o comandante disse que ele e sua tripulação cogitaram voltar para a Nova Zelândia para recuperarem os danos, mas após avaliação das condições climáticas, optaram por continuar. “Esperamos ter alguma velejada a favor do vento, mas em contravento iremos devagar, já que conseguimos içar apenas o Jib pequeno em um estai separado, já que não queremos sacrificar o mastro”, falou Bouwe Bekking. “Estamos todos desapontados, mas temos espírito de luta. Começamos bem para trás e agora somos líderes, uma enorme recompensa após 21 dias de trabalho muito duro. Claro que este é um revés, mas não vamos desistir”, completou. Este foi o segundo problema da equipe no mesmo dia, que momentos antes tinha anunciado à organização a delaminação da vela mestra.

Classificação – A equipe do Puma, comandada por Ken Read é a 2ª colocada, 45 milhas atrás de Bekking e apenas 3 milhas à frente de Torben Grael e a tripulação do Ericsson 4, que veleja avistando o barco dos concorrentes.

Green Dragon é o 4º colocado, distante 97 milhas do líder, enquanto o Ericsson 3, o primeiro a cambar ao norte após a passagem pelo Portão de Pontuação a mesma rota que todos os barcos fazem neste momento , é o 5º colocado, com uma desvantagem de 190 milhas para o barco espanhol.

O Telefonica Blue ainda tem pela frente 6.490 milhas para chegar ao Brasil. Todas as equipes encontram situações semelhantes no mar, com ventos de leste com velocidades entre 25 e 15 nós.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 23, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure