Foto: Pixabay

Touché garante três vitórias e a liderança do Circuito Ilhabela de Vela de Oceano

Redação Webventure/ Vela

Abertura teve 50 embarcações na 1ª etapa (foto: Glenda Carqueijo/ ZDL)
Abertura teve 50 embarcações na 1ª etapa (foto: Glenda Carqueijo/ ZDL)

O fim de semana marcou a abertura do IX Circuito Ilhabela de Vela de Oceano Copa Mitsubishi Motors, que teve sede no Yacht Clube de Ilhabela. Com sucesso nos dois dias de regata, Ernesto Breda levou o Touché/ Safra à liderança da competição, que terá mais três etapas ao longo do ano.

A primeira regata aconteceu no sábado (21), com ventos fracos, entre 7 e 4 nós, quando 50 barcos fizeram o percurso montado na Ponta das Canas, no norte de Ilhabela (SP). “A falta de vento atrapalhou a performance do barco que vem de uma reforma. Mas ao mesmo tempo serviu como teste. Foi bom para conhecer ainda mais o nosso barco. Além da falta de vento, nos atrapalhamos em uma manobra”, explicou Breda, vencedor da regata.

Na segunda colocação, Luís Gustavo Crescenzo o Land Rover sofrer uma pane eletrônica momentos antes da largada. “Nós achávamos que o vento fosse firmar. Ganhamos uma boa posição por causa da estratégia do Marcelo (Marcelo Araújo), que decidiu velejar mais para o meio do canal. Tivemos de velejar com o vento na orelha”, explicou. Marcelo Massa, comandante do Loyal/ Red Nose, foi o 3º colocado do dia.

Segunda Etapa – No domingo (22), o vento aumentou na primeira regata do dia, mantendo-se entre 8 e 10 nós, porém na segunda regata o vento caiu para 2 nós. Ambas foram feitas no Canal de São Sebastião e vencidas novamente pelo Touché/ Safra.

“Aprendemos muito nestes dois dias. O barco andou bem mesmo nas condições de ventos fracos que não são favoráveis para gente. Nosso desempenho foi muito bom para o início do campeonato”, afirmou Breda, que fez mudanças no barco antes do começo da temporada.

“Embora o vento tenha melhorado, ainda não foi a condição ideal para o nosso barco, que é pesado em relação aos adversários. Fizemos um bom papel para o início do campeonato”, disse Massa, que levou o Loyal à segunda posição no domingo, após grande disputa com o Land Rover, 3º colocado do dia.

Na classe HPE25, 16 barcos homenagearam Renato Frankenthal, velejador falecido em janeiro, sócio e coordenador da classe no YCI. “Foi muito emocionante. A classe amadureceu, ganhou corpo. Saudades do Renato. Nosso principal objetivo neste fim de semana foi homenageá-lo”, disse Felipe Whitaker, do barco Verax, segundo colocado no fim de semana, acumulando 14 pontos perdidos, atrás do Black Berry, com 13.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 23, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure