Mario Roma e Adriana Nascimento comandaram a Clínica (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Mario Roma e Adriana Nascimento deram mais um passo para o crescimento da Brasil MTB Soul Team neste fim de semana. Eles expuseram todo seu conhecimento em técnicas de pilotagem, mecânica e outros detalhes do mountain bike na Clínica de MTB Olavo Bikers, especial para os participantes deste enorme grupo de ciclistas de São Paulo (SP).
As aulas começaram na sexta-feira (24) no auditório da TAP, na capital paulista, onde os 25 participantes tiveram uma aula teórica sobre movimentos corretos, alimentação, cuidados básicos e preparação física com os dois atletas e o preparador físico de Roma, Alexandre Lima.
No sábado (25), todos partiram para a Fazenda Cana Verde, em Itu (SP), onde as aulas práticas começaram às 9h, com técnica de descida, transposição de obstáculo, equilíbrio, técnica de curvas e subidas, e no fim de todos exercícios individuais, os ciclistas do Olavo Bikers fizeram um circuito completo com todos os obstáculos.
A pausa foi às 12h30 para o almoço, e na sequência começaram as aulas de mecânica, com ensinamentos sobre troca de pneu e troca de corrente da bike. Foram feitos desafios entre homens e mulheres para ver quem colocava em prática as técnicas mais rápido.
Os desafios da trilha – E para finalizar o dia, às 15h todos saíram para um pedal de aproximadamente 28 quilômetros por trilhas da cidade, onde encontraram todos os tipos de dificuldades. O percurso começou com muitas subidas leves e moderadas até a pausa que foi feita na metade do caminho, de lá em diante, mais descidas e estradões de terra, para os alunos de Mario e Adriana colocarem em prática a velocidade em suas bikes.
Esta foi uma experiência diferente, direcionada para esse grupo que é muito eclético, tem pessoas de 11 a 70 anos, e isso é muito curioso. Há multiempresários, presidente de empresa, pessoas que muitos não imaginam que pedalam normalmente, explicou Roma. A preparação física de todos é forte, e na trilha todos foram bem, e o que faltavam à eles era técnica, porém já na volta do pedal eles disseram que aprenderam muito nas aulas teóricas e nos treinamentos da manhã e colocaram tudo em prática no percurso, comemora o atleta luso-brasileiro.
Mario Roma foi o líder do primeiro pelotão de bikes no treinamento deste sábado. Já Adriana esteve lado a lado com o último pelotão, que demorou um pouco mais para finalizar o desafio. Fiquei com a galera para qual faltou preparo físico, mas foi uma experiência muito interessante. As clínicas são sempre todas diferentes, porque a cada hora estamos em um lugar. Nesta o pedal foi no período da tarde, o que muitos não estão acostumados, e a minha turma acabou chegando a noite, porém foi bom porque vimos outros fundamentos, como pilotar a noite, ter cuidado. O bom é que na parte técnica todos assimilaram bem os ensinamentos nos dois pelotões, então a missão foi cumprida!, contou animada Adriana, que venceu nove vezes o Campeonato Brasileiro de MTB.
Confira também
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: abril 26, 2009