Foto: Pixabay

Dakar 2010 terá menos trilhas e mais dunas

Redação Webventure/ Offroad

Areia e dunas estarão mais presentes em 2010 (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
Areia e dunas estarão mais presentes em 2010 (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

Embora o percurso ainda não tenha sido divulgado, a organização do Rally Dakar já tem uma certeza: a prova terá muito mais areia do que em 2009. “Queremos evitar os problemas deste ano e ir para regiões mais abertas, não ficando muitos em trilhas e partindo para campo aberto, facilitando para os pilotos fazer ultrapassagens”, comentou David Castera, responsável técnico pela prova, durante entrevista em São Paulo na semana passada.

A largada e chegada permanecem em Buenos Aires, mas já se sabe que o percurso irá rumo ao norte, diferentemente de 2009 quando rumou para o sul. O Chile também será beneficiado, já que a prova ficará mais dias no país. Algumas etapas poderão ter um percurso diferenciado para motos/ quadris e carros/ caminhões, adequando o trecho ao tipo de veículo.

Uma antiga regra volta a ser aplicada no Dakar: os pilotos precisam comprovar experiência para poder se inscrever. “Fomos buscar uma regra que já existe em prol da segurança. Não queremos excluir o piloto, mas sim, que ele busque experiência para poder participar do Dakar”, comentou Castera. “A ASO tem o direito de recusar a inscrição se o piloto não comprovar experiência. Mas no Brasil isso será tranqüilo, pois a maioria participa do Rally dos Sertões”, completa.

As inscrições começam na próxima sexta-feira (15) e se estendem por dois meses. Até o final de julho, os pilotos serão avisados se foram ou não aceitos. Em virtude da crise econômica mundial, a organização espera um número menor de participantes em 2010 (leia mais).

Prova no Brasil – Os brasileiros tinham esperança que a prova passaria pelo Brasil no próximo ano, mas Castera desmentiu os boatos. “Não é fácil fazer um percurso que passe em três países e a região de fronteira entre Argentina e Brasil é muito alta. Nesse momento estamos na Argentina e Chile, vamos otimizar as expectativas para fazer um rali ainda melhor”, comentou o diretor técnico.

Mesmo com o sucesso da prova na América do Sul, a ASO não sabe se manterá a prova no continente em 2011. “As ameaças na África continuam, mas não sabemos onde estaremos depois daqui. Estamos trabalhando em vários países e, em junho, já teremos uma idéia de onde será o Dakar 2011”, disse.

Os números da edição de 2009 do Rally Dakar são impressionantes: mais de três milhões de pessoas acompanharam a prova na Argentina e cerca de 600 mil estiveram presentes no Chile. Segundo uma pesquisa da própria organização, 95% das pessoas ficou satisfeita com a prova nos dois países.

Cerca de 80 emissoras de 189 países veicularam a prova e o site oficial da competição teve mais de 50 milhões de visualizações.

Programação Rally Dakar 2010

  • De 15 de maio a 15 de julho de 2009 – Inscrições
  • 3 de junho – Apresentação do percurso (etapas e distâncias)
  • Final de novembro de 2009 – Transporte marítimo dos veículos europeus para a Argentina
  • 30 e 31 de dezembro de 2009 – Vistorias técnicas e secretaria de prova
  • De 1º a 17 de janeiro de 2010 – Realização do Rally Dakar 2010

    Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni

    Last modified: maio 11, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure