Vida útil da suspensão da bike é longa (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
A boa qualidade de uma suspensão pode melhorar o desempenho de um praticante no mountain bike, sejam eles sistemas dianteiros, traseiros ou full suspension. Além de absorver os choques com o solo e deixar o movimento mais suave, mantém a roda mais tempo em contato com o solo, o que reduz o cansaço. Para isso, os ajustes dependem de quem pedala, da modalidade e até mesmo do peso do biker.
As suspensões, para os ajustes, possuem recursos de regulagem pré-carga e retorno (quando a mola é comprimida, a suspensão armazena e libera energia, retornando a força exercida anteriormente).Em alguns modelos, existe também a adaptação da trava, do curso de amortecimento e da mola negativa. Nos manuais das bicicletas é explicado o funcionamento do sistema de amortecimento.
Em alguns casos os ciclistas têm preferências de regulagens diferentes das indicadas para o seu peso; nessas situações pode-se regular a suspensão de acordo com as preferências ou estilo de pilotagem do ciclista, porém sempre respeitando os limites estabelecidos no manual do produto, explicou Cesar Tonoli, engenheiro da ProShock.
Cuidados – As suspensões são projetadas para ter uma longa durabilidade, seja qual for a modalidade praticada. Para isso, os cuidados com as peças são imprescindíveis e as manutenções preventivas sejam realizadas com freqüência.
Para um praticante assíduo de mountain bike que percorra em média uma distância de 60 a 90 km por dia utilizando a suspensão, nós aconselhamos que seja feita uma revisão geral a cada seis meses. Nos casos em que o ciclista percorra distâncias menores do que essa, aconselhamos fazer uma revisão geral a cada ano, recomenda Tonoli. Os próprios praticantes podem também checar o funcionamento da suspensão mensalmente, evitando os desgastes.
Conheça os principais desgastes nas suspensões das bikes:
- Elastômetro: Ao perder a propriedade elástica, a suspensão fica mole e comprimida.
- Hastes: durante a frenagem, é possível identificar folga entre as hastes e o monobloco. A coloração também pode alterar na região de maior funcionamento das hastes.
- Vazamento: tanto o vazamento de ar quanto o de óleo podem comprometer as peças da suspensão. A identificação é feita por meio do excesso de óleo nas hastes ou em qualquer parte da suspensão. No caso da suspensão a ar, a perda da pressão em um curto período de tempo é o modo mais eficaz de identificar o problema.
Esta matéria teve a colaboração de Cesar Tonoli, engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos produtos ProShock.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: maio 17, 2009