Competidores levaram mais de 47 horas na prova (foto: Divulgação/ Riccardo Carvalho)
Com o abandono da edição passada por um problema com um dos integrantes da equipe, a Direction, de Pernambuco, conquistou o título da Expedição Carcará 2009, no Rio Grande do Norte, da categoria Expedição. A vitória da categoria Aventura ficou com os donos da casa da equipe Kalangos.
Com 350 quilômetros de percurso, os competidores passaram por dez municípios, largando de Lagoa Nova (RN) e passando por trechos em Currais Novos, Jucurutu e São Rafael, com destaque para o rapel realizado durante a madrugada de sexta-feira. “É realmente recompensador ver a satisfação dos atletas em uma prova como essa, depois de meses e meses de trabalho, junto com meu amigo Vescio Barreto. Já começamos a pensar na edição 2010”, disse Antônio Souto, organizador da competição.
A estratégia da equipe campeã da categoria principal da prova foi considerada brilhante pelo dirigente. Os competidores da Direction realizaram fortes trabalhos de preparação física e dormiram apenas 20 minutos, das 47 horas em que realizaram o percurso. A largada aconteceu na manhã de quinta-feira (11) e os primeiros colocados chegaram no sábado durante a noite.
“Viemos aqui com esse objetivo, e cumprimos. Não há segredos. Nos esforçamos para isso. Durante três meses, corremos, nadamos, pedalamos e remamos muito. Também fizemos preparação psicológica para não dormir. Ainda tínhamos condição de eliminar os 20 minutos de sono, mas sentimos que o Lula precisava disso, então decidimos dar uma pausa”, afirmou Jairo Marques, capitão do time.
A segunda colocação da categoria ficou com a Carbono Zero, que teve problemas no último trecho da prova nas bicicletas e tiveram que carrega-las. “Não sabíamos qual era a diferença da terceira colocada, então precisávamos garantir a posição”, declarou Renato Gurgel.
Aventura – O título da categoria ficou com os potiguares da Kalangos, após onze horas de competição. A diferença de tempo para os segundos colocados, do time Kaiapó foi de 1h40. A terceira colocação ficou com Squamata, 2h20 depois.
“Fomos verdadeiramente uma equipe. Esse foi o nosso segredo para vencer. Tomamos decisões juntos e estivemos sempre em conjunto”, contou Débora França, da Kalangos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 15, 2009