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Velejadores da classe S40 comentam impressões do barco

Redação Webventure/ Vela

Patagonia e Cusi 5 em Ilhabela (foto: Aline Bassi/ Balaio)
Patagonia e Cusi 5 em Ilhabela (foto: Aline Bassi/ Balaio)

A classe S40 fez sua estréia em águas tupiniquins durante a segunda etapa da Copa Mitsubishi de Vela, disputada entre os dias 11 e 14 em Ilhabela, evento que serviu como Warm up da Semana de Vela. A nova categoria foi representada no evento pelos barcos Cusi 5 e Patagonia.

“Já trabalhamos com a classe nova há um ano e meio. Durante as competições, os barcos são muito parecidos. Uma manobra pode fazer a diferença”, explicou o argentino Jose Esteves, comandante do Cusi 5. “As chegadas também devem ser muito acirradas”, completou o velejador. Uma prévia do que foi dito por ele pôde ser vista na regata do último domingo, ocasião em que os dois barcos muitas vezes andaram lado a lado, num verdadeiro match race.

“Começamos com vento de quatro nós, mas depois entrou um leste com velocidade de oito, e conseguimos uma boa largada”, lembrou José. “O Patagonia cambou melhor em alguns momentos, depois com o vento mais forte encaixou bem um popa e chegou na nossa frente”, lamentou.

A classe S40 foi idealizada em Ilhabela, após a Semana de Vela de 2007, quando alguns velejadores brasileiros e argentinos decidiram começar uma nova categoria, de barcos idênticos que competissem entre si, sem precisar do Rating – regra de desconto nos tempos para tentar igualar as chances de barcos de diferentes tamanhos ( veja mais).

Tripulação brasileira – Para a Semana de Vela de Ilhabela, a S40 terá mais dois barcos, registrados como Brasileiros. Um deles será o novo Mitsubishi Motors, comandando por Eduardo Souza Ramos. “Antes de encerrar a minha carreira de mais de 40 anos na vela brasileira, sempre sonhei em conseguir ver monotipos de oceano, Fórmula 1, navegando no Brasil”, disse o velejador nove vezes campeão da Semana de Vela de Ilhabela.

Um dos reforços da tripulação de Souza Ramos é Rodrigo Duarte, o “Leiteiro”, que veleja como proeiro de André Fonseca na campanha Olímpica. Leiteiro velejou nos dois S40 durante o Warm Up, e aprovou a nova classe.

“Foi bem legal, deu para ver que é bem rápido, com manobras simples, mas que exige muito entrosamento da tripulação. A disputa será somente com barcos iguais, mas já é bem legal andarmos com ele na frente de outros veleiros maiores, com quase 50 pés. Ele é leve e tem uma área vélica grande, atinge altas velocidades”, avaliou Duarte.

Na regata de percurso do Warm Up, no sábado, o Cusi 5 cruzou a bóia de contravento em quarto lugar geral e, em seguida, com o vento a favor, ultrapassou o Loyal (de 47 pés) e o Handycam (42 pés), terminando na segunda colocação.

O S40 tem 12,3 m de comprimento, 3,75 m de boca, 2,60 m de calado pesa 4.200 kg.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda e Daniel Costa

Last modified: junho 16, 2009

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