Foto: Pixabay

Análise: Kleber Tinoco comenta a quinta etapa do Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Competidores tiveram especial tranqüila (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Competidores tiveram especial tranqüila (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)

A convite do Webventure, Kleber Tinoco, organizador do Rally RN 1500, fará comentários diários sobre o Rally dos Sertões 2009. Acompanhe:

Muita velocidade! Este foi o ingrediente da etapa do quinto dia, mas mesmo de mão ou o pé embaixo e médias de velocidade bem altas, os pilotos consideraram a etapa “tranqüila”, pois transcorreu sem maiores dificuldades de percurso. Por isso mesmo não houve alterações significativas na “história” que continua sendo escrita do mesmo jeitinho há cinco dias…

Motos
“Zé e Os Caras”: o nome da equipe parece sintetizar o dia a dia de disputas do rally nas motos, com Zé Hélio seguindo lá na frente e os caras correndo atrás. O piloto da Honda fez mais uma vez o melhor tempo e venceu a especial de hoje, com Denísio Nascimento novamente em segundo e outro catarinense, Ike Klaumann, em terceiro. Os “gringos” se deram bem de novo: o polonês Jakub Przygonski foi o 4º na especial e o português Pedro Bianchi Prata, o 5º colocado. Juca Bala fez o 6º melhor tempo.

O resultado geral acumulado está assim: Zé Hélio lidera com 20h42m31s, Denísio Nascimento está em 2º com 21h22m14s, Juca Bala é o 3º com 21h44m56s, Guto Klaumann o 4º com 22h22m43s e Rodolpho Mattheis o 5º com 22h39m26s.

Zé é o líder na Superproduction/Mundial, Rodolpho Mattheis é o líder na categoria Production, Juca Bala lidera a categoria Superproduction, Denisio Nascimento lidera a categoria Sport e Elvis Bittencourt é o líder da categoria Brasil.

Chegamos à metade da prova com as primeiras posições teoricamente já definidas, mas mesmo com os primeiros colocados mantendo vantagens relativamente seguras entre si, acredito e torço para que a etapa maratona de amanhã e as “muitas areias” que virão dêem uma mexida nos resultados das categorias de motos e quadriciclos.

Serão dois dias bem exigentes onde pilotos experientes e com “cabeça” podem se dar bem, destacando que Zé e Denisio andam em motos comprovadamente resistentes…

Quadriciclos
Tudo exatamente igual à ontem… O mineiro Cristiano Souza venceu a especial com Carlo Collet mais uma vez em segundo e o paraibano Heronaldo Andrade em terceiro. Com isso, Cristiano amplia a sua liderança no geral e abre 1h06m de vantagem para o segundo colocado, Carlo Collet. Bruno Leão é o terceiro colocado com 3h36m de diferença para o líder.

Cristiano venceu cinco etapas do rali e com isso prova que não lidera o brasileiro de cross-country por acaso. É um piloto competente, dono de uma tocada muito forte e, para vencer a prova, só precisa controlar a mão direita.

No resultado por categoria, ele lidera a Quad Extreme, e Demontier Moura, do Ceará, a Quad 450.

Carros
Nasser Al Attyah venceu mais uma etapa e problemas mecânicos (sim, os Tuaregs também quebram) complicaram o dia do espanhol Carlos Sainz, que terminou em 3º. Mesmo assim foi mais uma etapa com vitória tripla da Volkswagen. Riamburgo Ximenes fez o 4º melhor tempo e Jean Azevedo chegou em 5º, com João Franciosi em 6º e Reinaldo Varela em 7º.

Com esse resultado Al Attyah abriu 11m51s no geral de vantagem para Sainz, e do jeito que está andando tudo leva a crer que é em uma estante no Qatar que ficará o troféu de 1º lugar dos Sertões. Só para contrariar os meus prognósticos…

Mas as posições no geral permanecem inalteradas com Jean Azevedo na 3ª posição, Riamburgo Ximenes em 4º e Roberto Reijers em 5º.

Luiz Facco é o líder na categoria Superproduction, Jean lidera na Protótipos e Carlos Policarpo lidera na Production.

A etapa “maratona” de amanhã pode causar quebras e muitos carros podem chegar ao trecho de areia do 7º dia sem a preparação e a manutenção adequadas e isso deve mudar o cenário na classificação geral, principalmente entre os que ocupam da 3ª a 10ª posições.

Caminhões
Entre os caminhões tudo permanece na mesma: Edu Piano venceu a etapa de hoje e aumentou a sua vantagem em relação a Amable Barrasa; agora já são 32 minutos de diferença entre o 1º e o 2º colocados no geral. André Azevedo foi o 2º do dia, Guido Salvini fez o 3º melhor tempo e Amable Barrasa o 4º colocado.

Edu Piano já entrou na “zona de conforto” e tem a possibilidade de administrar a sua vantagem até o final, se nada de anormal acontecer, é claro. Ele lidera na categoria T4.1 e André Azevedo na T4.2.

Este texto foi escrito por: Kleber Tinoco, especial para o Webventure

Last modified: junho 29, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure