Foto: Pixabay

Análise: Kleber Tinoco comenta sexta etapa do Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Sexta etapa foi etapa Maratona (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Sexta etapa foi etapa Maratona (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

A convite do Webventure, Kleber Tinoco, organizador do Rally RN 1500, fará comentários diários sobre o Rally dos Sertões 2009. Acompanhe:

6º dia: Sob controle!

Dia longo, uma especial encardida, travada e complicada, mas sem grandes novidades, tudo quase na mesma. Mudanças só na atitude de alguns líderes que resolveram tirar a mão ou o pé, dependendo do caso! Chegamos ao sexto dia de prova e a história segue repetida, quase do jeito que começou…

Motos

Até agora a etapa maratona não fez vítimas entre os líderes das motos. Ao invés disso, o que se viu foi uma prova “conservadora”, onde todos preferiram manter as coisas sob controle.

Uma prova evidente disso é que somente o polonês Jakub Przygonski resolveu arriscar e acelerou forte para vencer a especial com pouco mais de 2 minutos de vantagem para Zé Hélio que, finalmente, não venceu. É brincadeira, mas a verdade é que ele claramente passou a administrar a sua vantagem de quase 48 minutos frente aos outros pilotos. Denisio Nascimento chegou em 3º, Ike Klaumann em 4º e Juca Bala chegou em 5º.

Após esta etapa o resultado geral permaneceu inalterado, ou seja, Zé Hélio continua líder com Denisio Nascimento em segundo, Juca Bala em terceiro, Guto Klaumann em quarto e Rodolpho Mattheis em quinto.

Quadriciclos

A novidade é que Cristiano Souza não venceu! Pois é, Carlo Colett conquistou a etapa de hoje e conseguiu descontar praticamente 18 minutos do líder. Cristiano resolveu andar com cautela para poupar o seu equipamento na etapa maratona e fez o segundo melhor tempo. Mesmo assim, a sua vantagem sobre Collet ainda é de 48m52s, o que lhe dá relativa tranqüilidade para as próximas etapas. Na terceira colocação chegou o potiguar Márcio Oliveira.

Se a estratégia do líder Cristiano é seguir com cautela, a de Collet é exatamente o inverso: enfiar a mão nos próximos dias e descontar o tempo para chegar a Natal com chances de vitória. Pode escrever que a coisa vai esquentar entre estes dois…

Carros

Show do piloto Carlos Sainz. O espanhol andou muito e venceu a especial com uma diferença de 17 minutos para Nasser Al Attyah, o segundo colocado e companheiro de equipe. Com esse tempo Sainz recuperou a liderança geral do rally e abriu uma pequena vantagem de 5m8s para o piloto do Qatar. Riamburgo Ximenes foi o terceiro colocado na especial.

A equipe Volkswagen segue se alternando na liderança geral. Desta vez, Carlos Sainz é novamente o líder com Al Attyah em segundo. Em terceiro está Jean Azevedo que teve problemas na etapa de hoje, bateu em uma árvore e fez somente o oitavo tempo na especial, em quarto está o cearense Riamburgo Ximenes e em quinto Roberto Reijers.

Sei que a equipe vencedora é a Volkswagen, mas meus prognósticos para o vencedor estão meio embaralhados graças a essa alternância de líderes. Como sou otimista, começo a crer que o troféu vai mesmo para uma estante na Espanha.

Caminhões

Edu Piano não quis saber de “desacelerar” na prova. Ao contrário: enfiou o pé e venceu mais uma etapa, com uma velocidade média bem alta. Ele está bem próximo dos 40 minutos de vantagem sobre Amable Barrasa que fez o segundo melhor tempo. Guido Salvini fez o terceiro tempo. André Azevedo teve problemas com o seu caminhão.

Edu Piano segue líder no geral, com Amable em segundo e Guido Salvini, superando André Azevedo, em terceiro. Esse resultado garantiu a liderança da categoria T4.2 a Guido.

Com a vitória na etapa de hoje, Edu Piano registra seis vitórias em seis etapas, é o aproveitamento total e a performance de um campeão. Acredito que ele começará a guiar com cautela para não correr o risco de jogar fora uma vitória praticamente certa.

7º dia

A 7ª etapa promete ser dura e muito difícil já que serão 548 quilômetros de prova, dos quais 235 de uma especial disputada totalmente na areia, com muita navegação e trechos sinuosos, tudo isso sob um sol forte e com um calor infernal. Pilotos e máquinas terão a sua resistência postas a prova e pode ter a certeza que muitos vão andar com um olho na trilha e outro no marcador de temperatura!

Amanhã é o dia das quebras, quem ultrapassar esta etapa sem maiores problemas pode contar com um bom resultado final…

Este texto foi escrito por: Kleber Tinoco, Especial para o Webventure

Last modified: junho 30, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure