Foto: Pixabay

Viva!Wilderness! – Dia 3 6ª feira – Cidade de Goiás > Minaçu

Redação Webventure/ Offroad

Race Touareg #301 da dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz (foto: Caetano Barreira/ Webventure)
Race Touareg #301 da dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz (foto: Caetano Barreira/ Webventure)

Minaçu, GO Os Volkswagen Race Touareg 2 voltaram à sua forma habitual e ficaram com os três primeiros lugares na difícil etapa de hoje, a última em território goiano.Os três protótipos construídos em Wolfsburg (sede mundial da Volkswagen) com os seus motores diesel TDI de 280HP apresentaram um desempenho perfeito dominando 317 kms de um percurso muito difícil, mas espetacular na opinião dos três pilotos oficiais da Volkwagen Motorsport. Em primeiro lugar às margens da Lagoa do Sol em Minaçu chegou a dupla Nasser/Gottschalk (RedBull/Barwa) #302 acabou perdendo tempo, em 2º lugar ficou a dupla espanhola Sainz/Cruz (RedBull) no carro #301 que largou em primeiro e teve a sua vez de sofrer a síndrome do abre-alas. Quem leu o Viva!Wilderness! de ontem se lembra bem do comentário de quem larga na frente acaba ficando sem referência direta e perde tempo. A dupla brasileira Maurício Neves/Eduardo Bampi no Touareg (RedBull/Mahle/Moura/Cimed) #309, teve um dia à altura de suas expectativas e à altura da confiança da Equipe e mesmo largando na 21ª posição, ainda conseguiu ultrapassar 15 carros e terminar com o 3º tempo do dia, subindo de 31º para a 17ª posição na classificação geral. “Hoje sim”, disse Maurício, “que prova espetacular o Bampi e eu fizemos, perdemos muito tempo nas ultrapassagens o que é normal com toda a poeira, mas estamos de novo na prova e vamos lutar para fazer um pódio de três Race Toureg 2, é a melhor maneira de retribuir a todos da Equipe e da fábrica que nos deram esse carro dos sonhos para dirigir.”

Depois da Terceira Etapa eis a Classificação geral:

1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, em 3h 46m 48.4s (2); Tempo Total nas 3 Etapas 10h 21m49.6s
2 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 3h 45m 50.9s (1), + 42.8s atrás no Tempo Total
3 Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (BR/BR), Sherpa, 4h 27m 35.9s (5), + 1h 02m 47.4s no Tempo Total
4 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 04m 20.5s (4), + 1h 02m 57.4s no Tempo Total
5 Marcos Strocynski/Kleber Cincea (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 19m 01.4s (8), + 1h 35m 51.3s no Tempo Total
…
17 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2, 3h 56m 01.9s (3), + 3h 08m 15.4s no Tempo Total

As disputas na ponta e entre os brasileiros
Mesmo chegando em 2º hoje, a dupla Sainz/Cruz mantém a liderança na geral com apenas 42s de vantagem sobre Nasser/Gottschalk. Os dois piltos foram unânimes em salientar o desempenho de seus navegadores, com quem estão competindo pela primeira vez. Para Nasser e Maurício foi também mais um dia para se aclimatarem melhor com um carro que não pára de surpreendê-los pelo desempenho tanto de motor como de suspensão e freios: “Um conjunto ao qual estou me acostumando ainda” disse Nasser, feliz com o seu desempenho até aqui.

A luta pelo melhor brasileiro (Piloto, Navegador e Carro) na prova continua acirrada entre Riamburgo/Stanger Mitsubishi Evo (Nacional Gás/Ypióca/Ponto da Moda/Cimed) #307 que foi segundo hoje, mas mantém a liderança, com uma margem de apenas 9s! Já Azevedo/Haddad Mitsubishi Evo (Petrobrás) #304 venceram hoje com uma vantagem de 3m18s e já demonstraram que essa gangorra entre os dois vai continuar até o final em Natal.

Isso tudo ainda é Goiás.
O Sol já estava se pondo em Minaçu quando a maioria dos competidores chagava. E ao mesmo tempo em que encerrava o dia para os carros, motos e caminhões na 17ª Edição do Rally dos Sertões, servia de fronteira entre Goiás e Tocantins, que já foi Goiás. Nessa cidade da fronteira entre um estado e seu vizinho, criado por ele próprio fica Minaçu, a terra da mina grande (em tupi-guarani) que vai tendo que assistir também ao ocaso de uma de suas maiores fontes de renda, uma das maiores minas de amianto do mundo.

Mas Minaçu não descansa e corre atrás do seu futuro mantendo a vocação agro-pecuária, investindo na energia elétrica com as Usinas de Serra da Mesa e Usina de Cana Brava. Aproveita para isso os seus rios que além de divisa com Tocantins, servem a bacia hidrográfica do Rio Tocantins, aquele mesmo que depois, junto com o Araguaia se torna o 2º maior rio inteiramente brasileiro, atrás apenas do Rio São Francisco. Ao lado da elétrica a energia local foi traduzida em uma Ilha do Por do Sol que já é pólo turístico e endereço carnavalesco obrigatório, mesmo sem ter o seu projeto concluído.

Isso tudo ainda é Rally dos Sertões
Amanhã no 4º dia da prova mais 764 km de percurso com 373km cronometrados. De Minaçu até a Capital do Tocantins a moderna cidade de Palmas,mais uma oportunidade de ver esse Brasil que merece que cada um de nós mantenha a sua atitude de Viva!Wilderness! substituindo velhos hábitos e sempre pronto a novas atitudes e progressos.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua

Last modified: junho 26, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure