O Salão foi realizado na ultima semana em São Paulo (foto: Cristiane Savieto/Webventure)
Os brasileiros puderam conhecer um pouco mais do turismo de aventura. Na última semana, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e o Ministério do Turismo promoveram uma ação para divulgar o segmento de aventura em âmbito nacional e internacional no Salão do Turismo 2009. A atração conquistou os visitantes, que decidiram por férias recheadas de emoção e ecologia.
Como resultado, o Ecoturismo foi o principal segmento negociado, com 35% das preferências dos compradores, seguido por Sol e Praia (25%) e o Turismo de Aventura ocupou o terceiro lugar do ranking com 20%.
Coordenadora geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro anunciou o investimento de R$ 1,6 milhão para o PPCN Programa de Promoção e Comercialização Nacional. Queremos atingir principalmente o mercado doméstico e estimular a cultura da vida ao ar livre e promover a prática segura e responsável de aventura no País, disse Monteiro.
Outro destaque foi o lançamento de Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura. Jean-Claude Razel, presidente da ABETA, e o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, ressaltaram a importância dos manuais, feito dentro das normas da ABNT.
Os assuntos abordam informações sobre aspectos empresariais, técnicos, de segurança sociais e ambientais. Estamos lançando uma série de publicações específicas para o segmento de aventura, apostando na disseminação do conhecimento com qualidade, explicou Razel.
Os temas dos Manuais são: Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança ABNT NBR 15331; Competências Mínimas do Condutor ABNT NBR 15285; Arvorismo; Caminhada e caminhada de longo curso; Canionismo e Cachoeirismo; Escalada; Espeleoturismo; Fora de estrada; e Rafting.
Durante o salão foi confirmada a realização do ABETA Summit 2009 Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. A feira será entre os dias 10 e 13 de setembro. Queremos continuar promovendo o segmento de aventura no exterior. No ano passado, o Summit reuniu lideranças de 33 países, divulgando o mercado de aventura e natureza brasileiro disse Marcelo Pedroso, Diretor de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 6, 2009