Foto: Pixabay

Decisão do título na ORCi e S40 fica para o último dia de regatas

Redação Webventure/ Vela

O Negra foi o primeiro estrangeiro a vencer este ano (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br )
O Negra foi o primeiro estrangeiro a vencer este ano (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br )

Direto de Ilhabela – Nessa sexta-feira foi realizada apenas uma regata bara-sota na Semana internacional de Vela de Ilhabela, já que o vento estava fraco e os procedimentos de largada demoraram a acontecer. O Oi/ Sorsa de Eduardo Penido foi o fita azul na ORCi 500, mas nos tempos corrigidos a vitória ficou com o uruguaio Negra, de Juan Ball. O campeonato continua aberto e promete grandes disputas nesse sábado.

A regata chegou a ser iniciada, mas antes mesmo da primeira bóia ser montada, a Comissão de Regatas achou por bem suspender a competição temporariamente e aguardar melhores condições. As disputas foram realizadas nas proximidades do Yatch Clube de Ilhabela e logo de cara o Oi/ Sorsa de Eduardo Penido assumiu a ponta e montou a primeira bóia na primeira colocação. A partir daí eles não foram mais alcançados pelos adversários e ficaram com a fita azul. Após os tempos corrigidos, porém, eles aparecem em segundo lugar.

O tempo amanheceu quente em Ilhabela, com um leve mormaço, mas com o chegar da tarde, a frente fria que era esperada para o fim da noite de quinta-feira entrou e trouxe chuva e ventos fortes. O Negra marcou 1h20min42 no corrigido, enquanto o Sorsa 1h18min05 e o Touche Super de Ernesto Breda 1h25min02.

“Foi muito legal, tivemos vento do começo ao fim da regata, o que foi muito bom”, ressaltou Eduardo Penido, comandante do Sorsa. “Fomos bem, foi tudo tranqüilo”, completou o velejador.

O campeonato continua aberto, já que após seis regatas disputadas e considerado o descarte, o Touche ostenta nove pontos perdidos, mesma condição do Rednose, que aparece em segundo devido aos critérios de desempate. Já o Sorsa está em terceiro com 16 pontos.

“A definição vai ficar mesmo para amanhã e vai depender de quantas regatas forem disputadas”, comentou Ernesto Breda, comandante do Touche. “O campeonato está aberto”, completou. Já para Marcelo Massa, do Red Nose, o cancelamento da primeira regata em andamento foi prejudicial para eles. “Tivemos um pouco de azar, porque vínhamos muito bem”.

Durante a competição eles ainda tiveram que pagar duas penalidades, o que comprometeu o resultado final. “Tivemos alguns incidentes e isso fez com que caíssemos para trás e aí ficou difícil a recuperação. Mas ainda está tudo em jogo”, enfatizou Marcelo, que é tio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa.

S40 – Na S40 mais uma vez o público pôde acompanhar uma briga acirrada na água, já que a similaridades dos barcos faz com que eles andem juntos durante boa parte da regata. A vitória de hoje ficou com o Patagônia, de Ernesto Alvarez, seguido pelo Mitsubishi/ Gol de Eduardo Souza Ramos, numa chegada definida na casa dos segundos.

O barco argentino marcou 2h00min01, enquanto os brasileiros fecharam em 2h00min02. A terceira posição ficou com o outro brasileiro na disputa, o Carioca (2h01min00) e o quarto com o também argentino Cuci 5 (2h02min). “Hoje saímos mais pela direita e os adversários pela esquerda e se deram melhor. Mas na montagem da bóia de contravento os barcos passaram a centímetros uns dos outros”, comentou Ernesto Alvarez, comandante do Patagonia.

Ele também se disse muito contente com o resultado final, já que essa foi a primeira vitória da equipe no campeonato. “Não tínhamos conseguido fazer um resultado bom nas últimas regatas, porque sentíamos o barco lento”. Alvarez contou ainda que após o término das provas eles aproveitaram o tempo para treinar e isso fez a diferença no dia de hoje.

O tático do time Torben Grael resumiu a competição de hoje. “Estávamos muito bem na primeira regata. Depois quando tivemos que largar novamente, acabamos escolhendo o lado do continente. Fizemos uma prova de recuperação e terminamos na frente do Cusi, que é o mais importante”. Já Eduardo Souza Ramos pode erguer o caneco dourado mais uma vez na regata final, da mesma forma como aconteceu ano passado. “A disputa promete ser muita boa, vai ser tudo decidido no último momento. Amanhã teremos muita emoção”, enfatizou.

No campeonato da S40 a liderança continua com o Cuci, que descartou o quarto lugar de hoje e ostenta oito pontos perdidos, enquanto o Mitsubishi se mantém em segundo com a mesma pontuação, mas apenas duas vitórias, contra três dos hermanos. O Patagonia é o terceiro com 12 pontos e o Carioca o quarto com 16.

A Semana de Vela de Ilhabela terminará nesse sábado e estão previstas duas regatas Barla Sota para definir o campeão da 36ª edição. Ao todo participam 205 barcos, um recorde para o evento, e todos os resultados completos podem ser acessados no site oficial, o www.risw.com.br.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Last modified: julho 10, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure