Persistência e determinação levaram Tiago Fantozzi a terminar o Rally dos Sertões - Webventure

Foto: Pixabay

Persistência e determinação levaram Tiago Fantozzi a terminar o Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Fantozzi quase sai do Sertões por causa de uma galinha (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Fantozzi quase sai do Sertões por causa de uma galinha (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)

Foram oito dias de dores e muita determinação. Após chocar-se com uma galinha (leia mais), cair e torcer o tornozelo, o piloto Tiago Fantozzi conta como foi enfrentar o Rally dos Sertões em busca de um novo objetivo: completar a prova e chegar à Natal (RN), onde mora atualmente.

“Essa edição do Sertões foi uma competição na qual imperou o trabalho em equipe, superação e determinação. Com uma contusão grave na perna direita, quase fui obrigado a abandonar. O objetivo na competição passou então a ser ainda mais desafiador, completar a prova e chegar rodando em Natal. Estava preparado, com estrutura de ponta para configurar entre os melhores”, disse Fantozzi, que corre na equipe Ale ao lado de Marcio Oliveira, piloto de quadriciclos.

Parar a prova seria o caminho mais fácil, mas não o menos doloroso. Mesmo com a lesão no tornozelo, Tiago foi acompanhado e aconselhado pela equipe médica da prova, que o alertou das possíveis consequências. “Usei a dor de sair da disputa da liderança, como motivação para concluir a competição. Continuei por toda minha equipe, parceiros, parentes e amigos que me apóiam”, lembra o piloto.

Equipe fundamental – A criação da equipe Ale possibilitou a Marcio e Tiago irem para o Rally dos Sertões com uma segurança extra, com estrutura e pessoal para cuidar dos equipamentos. “A importância da equipe está em todos os momentos, seja na manutenção por parte dos mecânicos, na largada, abastecimento e chegada por parte do apoio rápido, nas refeições por parte do cozinheiro, nos momentos de descontração ou nos de decepção, como também no momento de decisão “Vamos chegar a Natal”. Todos compartilharam com bastante espírito de equipe cada momento vivido nos 14 dias de competição”, contou Marcio.

Mesmo com estrutura de ponta, o resultado não foi o esperado pela equipe, que almejava o pódio da classificação geral. “Infelizmente, no rali o certo é o incerto. Por mais planejada e treinada que estava a equipe, o rali surpreende pelas surpresas. Mas tão importante quanto o resultado é a maneira como enfrentamos os desafios e obstáculos. Levarei comigo uma frase que significou muito no meio da competição: ‘Lutar sempre, vencer as vezes, desistir nunca’”, disse Tiago.

Mas o sonho de completar o Rally dos Sertões, sempre vale a pena: “cada metro, sofrido e dolorido. Foi uma pena sair da disputa pela liderança, mas conseguir chegar foi um objetivo ainda mais desafiador”, completa Tiago, que terminou com o 25º lugar na classificação geral e o terceiro lugar no Mundial de Rali Cross-country.

Para este ano, Marcio e Tiago disputarão as próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, além de planejarem participar do Rally de Marrocos, válida pelo Mundial. No início de 2010, a equipe pretende disputar o Rally Dakar.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 13, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure