Tempestades de neve causam problemas e atrasos a Waldemar Niclevicz no Pico Lenin

Redação Webventure/ Montanhismo

Waldemar Niclevicz insiste no cume do Pico Lenin (foto: Divulgação)

Waldemar Niclevicz e Irivan Burda começam a lidar com os primeiros percalços na expedição Leopardo das Neves, no qual eles pretendem escalar os cinco picos com mais de sete mil metros da Ásia Central. No Pico Lenin, eles começaram a investida, porém fazem a segunda tentativa de chegar ao cume.

“Esses 12 dias foram bastante duros, pois fomos os primeiros alpinistas a chegar no Pico Lenin nessa temporada e, infelizmente, com muito mau tempo. Dizem que há 15 anos não nevava tanto. Tivemos nestes últimos 12 dias umas 10 tempestades de neve, com duração de 4 a 5 horas cada uma. Isso significa avalanches perigosas e muita neve fofa pelo caminho”, contou Waldemar, em seu site.

A dupla foi a primeira a chegar na montanha, e pretendia repetir o feito nos outros montes que irão, porém isso deu a eles mais trabalho, pois era necessário abrir as vias sozinhos.

Niclevicz e Irivan chegaram ao Acampamento 3, a 6.100m, e iniciaram o processo de ataque ao cume, que deveria demorar 18 horas, ida e volta, porém tiveram que descer ao Acampamento Base porque mais uma tempestade impediu a ação naquele dia, e adiar o processo iria atrasar todo o cronograma deles.

“Eu já estava pronto com toda minha roupa vestida e percebi que começou a nevar forte. Olhei para o relógio, eram exatamente 23:45h. Coloquei o meu corpo para fora da barraca e rapidamente levei uma rajada de vento que me deixou totalmente branco de neve, a visibilidade era de poucos metros. Nevou forte até as 4 da madrugada, mas o vento diminuiu só lá pelas 6 horas.Durante todo esse tempo eu fiquei de plantão, rezando que a tempestade diminuísse, mas ao amanhecer já era tarde para o nosso ataque ao cume”, relembrou ele.

Foi então que eles decidiram descer e partir para duas outras montanhas, o Korzhenevskaya e o Comunismo, e ao chegarem à base da montanha, ouviram inúmeros conselhos de guias locais, também assustados com as tempestades, que diziam para eles tentarem novamente o Pico Lenin.

“Renunciamos à tentativa de escalar o Korzhenevskaya e o Comunismo e resolvemos concentrar nossos esforços para finalizar a escalada do Pico Lenin e posteriormente a do Khan-Tengri e a do Pobeda. Tanto o Korzhenevskaya como o Comunismo estão apenas a 60 quilômetros ao sul do Lenin, no Tadjisquistão, sofrendo as mesmas condições de excesso de neve que enfrentamos aqui, no Quirguistão. Se seguíssemos nosso cronograma original, chegaríamos àquele acampamento base no dia 17 de julho, sendo que também seríamos os primeiros alpinistas a chegar nessas montanhas este ano, e aconteceria o mesmo que aconteceu aqui no Pico Lenin”, finalizou Waldemar, que pretende enviar novas informações ao seu site na próxima semana.

Este texto foi escrito por: Webventure