Niclevicz e Irivan buscam o Leopardo das Neves (foto: Divulgação)
Waldemar Niclevicz e Irivan Burda partiram no fim do mês de junho para a Ásia em busca do título do Leopardo das Neves, dado aos escaladores que conquistam o cume dos cinco picos com mais de sete mil metros da Ásia Central. Confira o relato dos brasileiros após escalar, pela primeira vez, o Khan Tengri.
Estimados Amigos!
Nós estamos orgulhosos em levar a bandeira do Brasil a tremular pela primeira vez no alto do Khan Tengri (7.010 m) o príncipe dos espíritos situado na cordilheira do Tien Shan, as montanhas celestes na fronteira do Quirguistão com Cazaquistão.
Chegamos no cume do Khan Tengri domingo, dia 2 de agosto, às 13h20 após 9 horas de escalada sobre sua crista oeste de 1.100m de desnível. A escalada foi feita praticamente toda em rocha com terceiro a quinto grau de dificuldade, segundo a escala adotada no Brasil.
O Khan Tengri é uma montanha mística uma das mais lindas do mundo e uma das mais difíceis e técnicas do Tien Shan. Uma incrível pirâmide de rocha coroada pelas neves eternas.
As piores dificuldades foram o constante vento gelado e o excesso de neve já que o tempo continua instável por aqui, mas nosso ataque ao cume foi ousado e preciso. Nevou muito no dia anterior e está nevando muito agora.
Acabamos de descer do acampamento 3 (5.900m) para o acampamento base (4.000m). Agora vamos descansar alguns dias e, se possível, vamos enfrentar mais uma montanha, o Pobeda ( 7.439m).
As fotos ficaram lindas, mas infelizmente não tenho como enviá-las aqui das montanhas, só vou poder mostrá-las quando voltar ao Brasil. Saudações aqui do alto das montanhas celestes!
Um grande abraço,
Waldemar e Irivan
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 4, 2009