Foto: Pixabay

Rubinho e Erika são os campeões da Copa Internacional MTB

Redação Webventure/ Biking

Rubinho conquista o bi na Copa Internacional (foto: Eduardo Iezzi/ www.webventure.com.br)
Rubinho conquista o bi na Copa Internacional (foto: Eduardo Iezzi/ www.webventure.com.br)

Em uma prova muito disputada, Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, superou Ricardo Pscheidt e ficou com o título da 12ª Copa Internacional Sundown de Mountain Bike, uma das mais importantes provas do calendário nacional.

No feminino, Erika Gramiscelli chegou em segundo, mas também garantiu o título da disputa. “Maratona não é muito meu forte, sou focada mais no cross-country. Fiz o que pude e, graças a Deus, fiquei com mais esse título”, comemora Erika. Roberta Stopa, que também tinha chances de ficar com o título, terminou em quarto lugar.

Rubinho liderava a disputa com apenas um ponto de vantagem para Pscheidt e os atletas protagonizaram uma bonita guerra pela liderança nesta manhã de domingo. A chegada no centro de Congonhas foi emocionante, com o bicampeonato de Rubinho, representante brasileiro em Pequim e medalha de prata no Pan do Rio. “Foi uma prova muito dura. Os outros atletas vieram em um ritmo muito forte e valorizaram muito a minha vitória. Fiz uma prova bem cabeça, bem consciente do que eu precisava para conquistar o título e, graças a Deus, deu tudo certo”, disse Rubinho, que também foi campeão da competição em 2008. Edivando Souza Cruz, que também buscava o troféu de campeão, chegou na sexta colocação.

Já Erika venceu as duas primeiras etapas da disputa, em Araxá e São Lourenço, e estava com uma folga maior para levar seu quinto título e se tornar a maior vencedora da competição, passando Jaqueline Mourão, com quatro conquistas. “É uma honra pra mim conquistar mais este título. Estou muito feliz”, comemora a atleta. A vencedora da etapa de Congonhas foi a goiana Janildes Fernandes, que subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

As mulheres da categoria Elite correram com uma fita preta no braço, em sinal de protesto contra a não convocação feminina para o Mundial de Mountain Bike.

A prova – O percurso na cidade de Congonhas (MG) teve 58 quilômetros para a categoria Elite, com o mesmo trajeto do ano passado. Foram 38 km para os amadores e 21 km para a Sub13, e é considerado muito técnico pela grande maioria dos competidores.

Ao todo, 1.252 atletas participaram da prova. Foi a maior largada já registrada em cinco anos que a prova acontece em Congonhas (MG).

Resultado SuperElite Masculino
1) Rubens Donizete – 02:05.57
2) Ricardo Pscheidt – 02:06.49
3) Josemberg Nunes (Montoya) 02:07.06
4) Thiago Aroeira – 02:07.52
5) Daniel Carneiro – 02:07.57

Resultado Elite Feminino
1) Janildes Fernandes – 02:43.21
2) Érika Gramiscelli – 02:46.05
3) Jullyana Machado – 02:48.43
4) Roberta Stopa – 02:52.51
5) Fernanda Souza – 03:03.24

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: agosto 23, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure