Sherman largou bem mas acabou se envolvendo num acidente (foto: Divulgação/ PPPress)
As disputas no Campeonato Mundial de MTB 2009, em Canberra, na Austrália, ficaram mais interessantes nesta sexta-feira. O catarinense Markolf Berchtold, 29 anos, conquistou o 28º e se classificou para a final da prova de Downhill. “Esse tempo de 2min40s15 me deixou bem satisfeito. Agora as minhas expectativas são as melhores possíveis, porém é muito difícil falar em resultado. Com certeza darei o melhor de mim para ficar entre os melhores no mundial”.
O atleta ainda contou que estava bastante tranqüilo antes da tomada de tempo: “estava bem confiante, porém inseguro por não participar de competições internacionais. Não sabia exatamente qual seria meu tempo, pois não tinha referência. Fazia mais de um ano que não encontrava com o pessoal nas pistas”, contou Markolf. O que deixou o atleta ainda mais surpreso foi o tempo final. “Me admirei com o resultado, ficando entre os TOP 30, a apenas 10s47 do primeiro colocado”, disse Markolf, que mora em Schroeder, Santa Catarina.
A pista do downhill, que possui 2.100 metros, estava bastante enlameada devido à chuva da noite anterior, mas secou totalmente durante os treinos. A prova classificatória definiu a ordem de largada da final que será realizada no domingo (6). O melhor tempo foi marcado pelo australiano Michael Hannah, a segunda colocação ficou com Samuel Hill, também da Austrália, seguido pelo sul-africano Greg Minnaar.
Cross-country – Na categoria Sub-23 do cross-country, as coisas não foram tão bem quanto no downhill. Os atletas percorreram um circuito técnico de 6,5 quilômetros e o brasileiro Sherman Trezza de Paiva, único representante do país na categoria, largou bem, mas se envolveu em um acidente logo na primeira volta, abandonando a prova logo em seguida. A vitória foi do sul-africano Burry Stander.
“Mesmo tendo largado em penúltimo na última fila tive uma ótima recuperação, nos primeiros 200 metros já tinha passado 20 atletas. Logo no quilômetro três, um tombo na minha frente numa sessão técnica tirou minhas chances. A bicicleta de um competidor bateu bem no bico do pneu, esvaziando imediatamente o pneu. Tentei colocar a câmara, mas um defeito na válvula tirou completamente minhas chances”, explicou o mineiro Sherman, de 20 anos.
Na noite desta sexta ocorre a prova de cross-country Elite Feminina às 21h, e na madrugada de sexta para sábado (5) a prova Elite Masculina, à 1h da manhã (horário de Brasília).
Classificatória oficial do Downhill Elite Masculina:
1)Michael Hannah (AUS) – 2min29s68
2) Samuel Hill (AUS) – 2min31s42
3) Greg Minnaar (RSA) – 2min31s56
4) Gee Atherton (GBR) – 2min31s73
5) Cameron Cole (NZL) – 2min32s12
28) Markolf Berchtold (BRA) – 2min40s15
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 4, 2009