As motos tiveram mais dificuldade em São José do Rio Preto (foto: André Pascowitch)
O tradicional Rallye da Independência, realizado no último fim de semana (5 e 6) em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, contou com a participação de aproximadamente 170 competidores inscritos nas categorias carros e 55 nas motos.
A prova deste ano da categoria Carro Graduado foi considerada como a mais competitiva, contando com cerca de 30 competidores de grande nível técnico e de várias regiões do Brasil. Os vencedores da categoria foram os catarinenses de Balneário Camburiu, Anatalicio Fagundes/ Idali Bosse, seguidos pelas duplas Téo Zanelato/ Evandro Gudini, de São José do Rio Preto (SP) em segundo, e Iran Vicente de Paula/ José Eduardo Machado de Paula, de Sumaré (SP), em terceiro.
O que mais surpreendeu a organização do rali foi o número de inscritos na prova, cerca de 170 nos carros e 55 nas motos. Preparamos a prova deste ano para ser um evento nacional e conseguimos isto, todos os competidores elogiaram a prova como um todo e o nível técnico exigido, agora vamos começar a partir de amanhã os preparativos para o Rallye da Independência 2010, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, afirmou Antônio Molina, diretor da prova e presidente da Associação de Esportes Motorizados.
A prova, que tem a duração de dois dias e percorre 400 km, foi marcada de emoção, com trilhas difíceis, com muita lama e escorregadias, devido às chuvas. A chuva foi tão forte nos últimos 30 km da prova que tivemos que cancelar os dois últimos PCs disse Jorge Sobradiel, diretor de técnico da equipe Independência Off-road. O grau de dificuldade da prova estava elevado, com a presença de atoleiros em diversos trechos, ocasionando o abandono de prova de 20 veículos ao longo do percurso.
Categorias – Na categoria Carro Especial, a dupla Renato Luis Marcato/ Leandro Paulo Marcado, de Cedral (SP), foi a campeã com 303 pontos. Competidores de São José do Rio Preto ficaram novamente com o segundo lugar, Fioravanta Stucchi/ Andrei Vetorelli, com 307, e na terceira posição Ricardo Molina Pagliarini/ Paulo Victor Figorelli, também de São José do Rio Preto.
Já na categoria Turismo, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres/ André Maia Liebana Torres chegaram em primeiro lugar, representando bem a cidade de São José do Rio Preto, seguidos por Marcus Vinicius Franzotti/ Ricardo Aparecido Felix e Sergio Confortini/ Sergio Luis Prado Confortini.
Para as motos a prova foi ainda mais difícil. Com a pista bastante molhada e escorregadia. Os 55 competidores precisaram ter mais cuidado que o normal durante os 400 km.
Na categoria Moto Graduado, a primeira posição ficou com Gerson Brandit de São José do Rio Preto (SP) com 155 pontos, seguido por Humberto Ricardo Gonçalves de Maringá (PR) e Ricardo Ogata, de Martinóplis (SP).
Celso Vanzo, de São José do Rio Preto (SP), garantiu o primeiro lugar na categoria Moto Especial, acompanhado por Pedro Leandro Garcia, também de São José do Rio Preto (SP), em segundo, e Miguel Archanjo Volpato, de Charqueada (SP), no terceiro lugar. A categoria Moto Turismo teve os três primeiros colocados de São José do Rio Preto, foram eles: Reginaldo Latorre (1º), Carlos Roberto Mantovan (2º) e Lincoln Matheus Santos Pelarin (3º).
Iniciantes – Os competidores que nunca participaram de uma prova off-road (Categoria Turismo-Light) tiveram um bom resultado, enfrentando a prova com dignidade, mesmo com todas as adversidades causadas pela chuva intensa.
A equipe campeã da Turismo-Light, composta por André do Amaral Escobar (piloto), Ricardo Valezi Lucera (navegador) e Henrique Fogranholi de Oliveira (zequinha), veio de São Paulo (SP) sem nunca ter participado de uma prova de regularidade e perderam 1.000 pontos. Não esperávamos ganhar, sabíamos que estaríamos bem colocados, pois seguimos a planilha a ferro e fogo, mas o troféu de vencedores foi uma surpresa afirmaram Ricardo e Henrique. Os paulistanos gostaram bastante e pretendem voltar: Amamos, vamos voltar em 2010, disse o navegador Ricardo logo após a premiação.
Para a 21a edição do Rallye Independência, a organização pretende criar novas categorias, como Carro Graduado 4×4 e Quadriciclos, afirmando ter havido grande procura pelas categorias. Além disso, 2010 promete trazer ainda mais participantes para a tradicional prova do interior paulista, que já conta até com novas candidaturas de outras cidades para fazer parte do percurso a ser realizado.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 9, 2009