Foto: Pixabay

Mais de 170 competidores participam do Rallye da Independência

Redação Webventure/ Offroad

As motos tiveram mais dificuldade em São José do Rio Preto (foto: André Pascowitch)
As motos tiveram mais dificuldade em São José do Rio Preto (foto: André Pascowitch)

O tradicional Rallye da Independência, realizado no último fim de semana (5 e 6) em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, contou com a participação de aproximadamente 170 competidores inscritos nas categorias carros e 55 nas motos.

A prova deste ano da categoria Carro Graduado foi considerada como a mais competitiva, contando com cerca de 30 competidores de grande nível técnico e de várias regiões do Brasil. Os vencedores da categoria foram os catarinenses de Balneário Camburiu, Anatalicio Fagundes/ Idali Bosse, seguidos pelas duplas Téo Zanelato/ Evandro Gudini, de São José do Rio Preto (SP) em segundo, e Iran Vicente de Paula/ José Eduardo Machado de Paula, de Sumaré (SP), em terceiro.

O que mais surpreendeu a organização do rali foi o número de inscritos na prova, cerca de 170 nos carros e 55 nas motos. “Preparamos a prova deste ano para ser um evento nacional e conseguimos isto, todos os competidores elogiaram a prova como um todo e o nível técnico exigido, agora vamos começar a partir de amanhã os preparativos para o Rallye da Independência 2010, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro”, afirmou Antônio Molina, diretor da prova e presidente da Associação de Esportes Motorizados.

A prova, que tem a duração de dois dias e percorre 400 km, foi marcada de emoção, com trilhas difíceis, com muita lama e escorregadias, devido às chuvas. “A chuva foi tão forte nos últimos 30 km da prova que tivemos que cancelar os dois últimos PCs” disse Jorge Sobradiel, diretor de técnico da equipe Independência Off-road. O grau de dificuldade da prova estava elevado, com a presença de atoleiros em diversos trechos, ocasionando o abandono de prova de 20 veículos ao longo do percurso.

Categorias – Na categoria Carro Especial, a dupla Renato Luis Marcato/ Leandro Paulo Marcado, de Cedral (SP), foi a campeã com 303 pontos. Competidores de São José do Rio Preto ficaram novamente com o segundo lugar, Fioravanta Stucchi/ Andrei Vetorelli, com 307, e na terceira posição Ricardo Molina Pagliarini/ Paulo Victor Figorelli, também de São José do Rio Preto.

Já na categoria Turismo, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres/ André Maia Liebana Torres chegaram em primeiro lugar, representando bem a cidade de São José do Rio Preto, seguidos por Marcus Vinicius Franzotti/ Ricardo Aparecido Felix e Sergio Confortini/ Sergio Luis Prado Confortini.

Para as motos a prova foi ainda mais difícil. Com a pista bastante molhada e escorregadia. Os 55 competidores precisaram ter mais cuidado que o normal durante os 400 km.

Na categoria Moto Graduado, a primeira posição ficou com Gerson Brandit de São José do Rio Preto (SP) com 155 pontos, seguido por Humberto Ricardo Gonçalves de Maringá (PR) e Ricardo Ogata, de Martinóplis (SP).

Celso Vanzo, de São José do Rio Preto (SP), garantiu o primeiro lugar na categoria Moto Especial, acompanhado por Pedro Leandro Garcia, também de São José do Rio Preto (SP), em segundo, e Miguel Archanjo Volpato, de Charqueada (SP), no terceiro lugar. A categoria Moto Turismo teve os três primeiros colocados de São José do Rio Preto, foram eles: Reginaldo Latorre (1º), Carlos Roberto Mantovan (2º) e Lincoln Matheus Santos Pelarin (3º).

Iniciantes – Os competidores que nunca participaram de uma prova off-road (Categoria Turismo-Light) tiveram um bom resultado, enfrentando a prova com dignidade, mesmo com todas as adversidades causadas pela chuva intensa.

A equipe campeã da Turismo-Light, composta por André do Amaral Escobar (piloto), Ricardo Valezi Lucera (navegador) e Henrique Fogranholi de Oliveira (zequinha), veio de São Paulo (SP) sem nunca ter participado de uma prova de regularidade e perderam 1.000 pontos. “Não esperávamos ganhar, sabíamos que estaríamos bem colocados, pois seguimos a planilha a ferro e fogo, mas o troféu de vencedores foi uma surpresa” afirmaram Ricardo e Henrique. Os paulistanos gostaram bastante e pretendem voltar: “Amamos, vamos voltar em 2010”, disse o navegador Ricardo logo após a premiação.

Para a 21a edição do Rallye Independência, a organização pretende criar novas categorias, como Carro Graduado 4×4 e Quadriciclos, afirmando ter havido grande procura pelas categorias. Além disso, 2010 promete trazer ainda mais participantes para a tradicional prova do interior paulista, que já conta até com novas candidaturas de outras cidades para fazer parte do percurso a ser realizado.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 9, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure