Foto: Pixabay

Aventura e conservação nas cavernas

Redação Webventure/ Montanhismo

Direto da Adventure Sports Fair (SP) – A última palestra da noite do dia 12 foi realizada por Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, Presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE Fundada em 1969), depois do prometido protesto contra o decreto 6.640/2008 na feira.Saiba mais sobre o decreto 6.640/2008. Em poucas palavras, espeleologia nada mais é que a ciência que estuda cavernas e grutas, assim como o esporte que tem como objetivo explorar cavernas.

Primeiramente, Luiz Afonso explicou as razões pelas quais chegamos até as cavernas, entre elas estão a aventura, o aspecto técnico-científico e acadêmico, e o simbólico, ressaltando a importância de preservar o patrimônio espeleológico brasileiro. “Como toda atividade esportiva, na espeleologia também há riscos, e por isso precisa ser algo seguro, tanto para a caverna quanto para o praticante”, avisou Luiz Afonso.

“A descoberta da caverna é também a descoberta de nós mesmos”, disse o presidente da SBE. Segundo ele, as cavernas têm importância histórica, antropológica e cultural. Por isso afirma: “queremos proteger as cavernas”. Durante a palestra, Luiz Afonso também mostrou aos ouvintes uma ‘biografia’ da espeleologia no Brasil e as principais cavernas nacionais.

Last modified: julho 10, 2018

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure