Marina da Glória segue na liderança do Match Race (foto: Satiro Sodré/ AGIF)
A equipe Marina da Glória, que conta com o timoneiro Henrique Haddad (com 22 anos, é o latino-americano com a melhor colocação no ranking mundial de match race da Federação Internacional de Vela, o 45º lugar), mostrou que veio para brigar pelo título do Match Race Brasil 2009. No primeiro dia da competição barco contra barco, foram quatro vitórias em quatro regatas para a equipe Marina da Glória (MG), sendo duas de flotilha e duas de match, no dia de abertura do Match Race Brasil.
A nossa tripulação está junta há muito tempo e só teve dificuldade de adaptação ao Beneteau 40.7 no início. Normalmente competimos de J24, revelou Haddad. Tentamos velejar o melhor possível e acho que conseguimos ir muito bem, completou o timoneiro.
Com o sucesso no primeiro dia da competição, 100% de aproveitamento, a equipe Marina da Glória somou 4 pontos e lidera com uma boa vantagem. Em segundo lugar está o Club Nautico Mar Del Plata (CNMP), da Argentina, com 2,5 pontos, seguido pela equipe do Búzios Vela Clube (BVC), que possui 0,5, e, somando 0,25 pontos estão o Clube Naval Charitas (CNC) e o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).
Regatas – No primeiro dia (17), as equipes participantes do Match Race Brasil 2009, que acontece na Baía de Guanabara (RJ), disputaram regatas de 1,6 milha náutica (o equivalente a 3 quilômetros), com ventos Sueste com velocidade variando entre 10 e 15 nós. Já no segundo dia (18), as equipes presenciaram ventos de 7 a 13 nós (160º) com um mar calmo.
A regata mais aguardada do segundo dia aconteceu por volta das 16h, o duelo dos líderes Marina da Glória e Club Nautico Mar Del Plata , com a participação das equipes do Rio Yacth Club e Veleiros do Sul (VDS). Essa regata de flotilha foi vencida pelo Club Nautico Mar Del Plata, com Marina da Glória em segundo, Rio Yacth Club (RYC) em terceiro e Veleiros do Sul em quarto. Nos match races disputados entre CNMP e VDS, e MG e RYC, os vencedores foram Club Nautico Mar Del Plata e Marina da Glória, respectivamente.
Confira a classificação após dois dias de competição:
1) Marina da Glória (H. Haddad) – 6,75 pontos
2) Club Nautico Mar Del Plata (J. Grimaldi) – 6,5
3) Veleiros do Sul (D. Glomb) – 4,5
4) Rio Yacth Club (M. Grael) 4,25
5) Búzios Vela Clube (A. Saldanha) – 2,75
6) Clube Naval Charitas (R. Cunha) – 2,75
7) Escola Naval (A. Alves) – 1,5
8) Yacht Club de Santo Amaro (F. Echenique) – 1,5
9) Yacht Club Uruguayo (R. Fabini) – 1,5
10) Iate Clube do Rio de Janeiro (R. Lobato) – 1,25
11) Iate Clube de Santa Catarina (A. Fonseca) – 0,5
12) São Paulo Yacht Club (I. Malpighi) – 0
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 19, 2009