Foto: Pixabay

Ecoadventur Mantiqueira e Vale do Paraíba 2009 ressalta a importância de práticas sustentáveis

Evento ressaltou a importância das práticas sustentáveis (foto: Bruna Vieira/ EcoadventurMVP)
Evento ressaltou a importância das práticas sustentáveis (foto: Bruna Vieira/ EcoadventurMVP)

O Ecoadventur Mantiqueira e Valedo Paraíba (M&VP), que aconteceu na cidade de São José dos Campos (SP) entre os dias 24 e 27 de setembro, ressaltou a importância das práticas sustentáveis visando o desenvolvimento regional.

Paulo André Cunha, ambientalista e presidente do Instituto Onda Verde (entidade que realizou a sétima edição do evento), iniciou o Ecoadventur M&VP falando sobre as transformações ambientais que estão acontecendo na região, destaque para a construção da Base de Gás em Caraguatatuba, o TAV (Trem de Alta Velocidade e a urgência de ações despoluam o Rio Paraíba. “Agradecemos a todos os parceiros que acreditam no projeto Ecoadventur como medida de propagação das questões ambientais”, afirmou o ambientalista.

Já o secretário de Meio Ambiente de São José dos Campos, André Miragaia, afirmou que mesmo com a melhor conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente, o comportamento da sociedade mudou muito pouco e, por isso, eventos como o Ecoadventur M&VP são muito importantes. “Não adianta termos ações de educação ambiental em uma cidade, se a cidade vizinha não acompanha. Os problemas ambientais não têm fronteiras À realidade de uma cidade, reflete a outra”, declarou André Miragaia.

Contribuição da mídia – No evento também aconteceu o Prêmio Contribuição da Mídia à Sustentabilidade Regional. O programa de televisão “Terra Vida ou Morte”, da emissora TV Vanguarda, foi considerado a melhor contribuição da mídia para as questões ambientais da região e recebeu o prêmio do Instituto Onda Verde. “Este prêmio reflete que estamos tendo êxito no propósito inicial do programa que acredita na simbiose (relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos) entre o ser humano e o meio ambiente”, disse Ademir Ribeiro, repórter da TV Vanguarda.

O evento contou ainda com a importante palestra do engenheiro Fábio de Andrade, que atua na Petrobrás, e explicou melhor o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET), vinculado ao Ministério das Minas e Energia. “O petróleo virou uma droga tal como a heroína do mundo moderno. E, de droga, não se tira vantagens. Esta frase serve para conscientizar as pessoas do como estão viciadas no uso de energias não renováveis. O resultado é um enorme desperdício dessas energias cujas fontes se esgotarão”, declarou Fábio Andrade. “Temos que estimular o uso do álcool para não enfrentarmos outra crise semelhante à do racionamento de energia sofrido anos atrás”, completou o engenheiro.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 28, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure