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Klever Kolberg volta ao Dakar com carro movido a álcool brasileiro

Redação Webventure/ Offroad

Klever usará carro movido a álcool brasileiro (foto: Divulgação/ Klever Kolberg)
Klever usará carro movido a álcool brasileiro (foto: Divulgação/ Klever Kolberg)

O piloto brasileiro Klever Kolberg, primeiro brasileiro a competir no Rally Dakar ao lado de André Azevedo em 1988, volta às pistas do maior rali do mundo com um projeto inovador: correr com um carro movido a álcool.

O veículo é uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, que está quase pronta para os primeiros testes. Klever correrá em uma nova categoria, somente para veículos a álcool. Foi o próprio piloto que solicitou à Amaury Sports Organization (ASO), empresa que organiza o Dakar, a inserção da nova categoria. O piloto conta também com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

“O etanol já é utilizado como combustível de uma das principais categorias de automobilismo do mundo, a Fórmula Indy, e está sendo adotado por inúmeras categorias competitivas do Brasil e de vários outros países. É importante ver que essa tendência agora chega também ao Rally Dakar, que sem dúvida é um dos grandes acontecimentos do gênero”, afirma Marcos Jank, presidente da Unica.

Uma das maiores dificuldades da nova equipe será criar e gerenciar a logística de transporte do combustível para a Argentina e Chile, onde acontecerá o Rally Dakar 2010, entre os dias 1 e 17 de janeiro.

Experiência – A última vez que Klever esteve no Rally Dakar foi em 2007, quando conquistou a 56ª colocação nos carros, ao lado do navegador Eduardo Bampi. Em 2009, já na América do Sul, ele chefiou a equipe Mitsubishi, com Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo. Em 1993, Kolberg, que é engenheiro de produção por formação, venceu na categoria Motos-Maratona.

“Um rali exige que o veículo apresente bom desempenho e tenha a necessária robustez e confiabilidade para encarar a prova até o seu final. São quesitos que hoje a tecnologia flex oferece com vantagens sobre o uso da gasolina ou do diesel e também do ponto de vista da sustentabilidade”, diz Alfred Szwarc, consultor para tecnologia e emissões da Unica.

Veja a construção do carro brasileiro:

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni

Last modified: outubro 27, 2009

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