Fantozzi irá para o Rally Dakar (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Todo piloto de rali sonha, um dia, participar da maior prova off-road do mundo, o Rally Dakar. Para o brasileiro Tiago Fantozzi, campeão do Rally dos Sertões em 2001, esse sonho começa a se tornar realidade.
Estou indo para terminar a prova. É meu primeiro Dakar e quero chegar bem entre os pilotos que estão pela primeira vez. Tenho como objetivo me classificar bem nesse grupo e não tenho pretensão nenhuma de querer fazer tempo baixo ou de disputar a ponta, conta Fantozzi, que além dos treinamentos, ainda vira empresário e corre atrás de patrocínios e apoios para a prova.
Desde que seu principal patrocinador, a Ale Combustíveis, confirmou a ida para o Dakar, Fantozzi tem passado noites em claro na expectativa de estrear no maior rali do mundo.
Estou montando uma estrutura com amigos que já conhecem o Dakar e estou indo com profissionais de alta competência, garante o atleta. A seu lado estará o experiente mecânico Geraldo Lima, que trabalhou com ele durante o Rally dos Sertões e conhece muito bem a moto que usará, uma KTM 690 Rallye. O piloto Carlos Ambrosio, com duas participações no Dakar, também irá para a prova e auxilia Fantozzi.
Preparação – Com pouco tempo até a largada do Rally Dakar, que começa no dia 1º de janeiro em Buenos Aires, Tiago já está traçando um cronograma de treinos com o preparador físico José Rubens Delia. Ao todo, o treinamento diário dura cerca de sete horas, com três horas de parte aeróbica, uma de musculação e outras três em cima da moto. É o mínimo diário que estou planejando até o Dakar, diz o piloto.
Também como parte da preparação, o piloto participará do Rally Rota SC, que será neste fim de semana (31 e 1) no sul do país. É a primeira prova que o piloto irá participar após o Rally dos Sertões onde, após chocar-se com uma galinha, teve sua prova prejudicada. Fantozzi também se planeja para correr no Rally da Amazônia, em novembro, no estado de Rondônia.
Até o dia 23 de dezembro o ritmo de treinos e preparação será constante. O piloto para apenas durante o Natal e depois segue para Buenos Aires com a esposa, no dia 28 de dezembro.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: outubro 29, 2009