Rafinha foi o grande destaque da segunda etapa do Ranking Paulista de Escalada Esportiva (foto: Caio Martins/www.webventure.com.br)
O escalador Rafael Takahace Rodrigues, de apenas 13 anos, foi o grande destaque da segunda etapa do Ranking Paulista de Escalada Esportiva 2009, que aconteceu neste sábado (07), na Academia 90 Graus (SP). O garoto conseguiu superar atletas mais velhos na categoria Amador Masculino, que é normalmente para homens acima de 16 anos, e ficou com a primeira colocação da competição.
Quando disputo com pessoas mais velhas, eu sinto que eu tenho mais desafios para fazer do que os outros. Por exemplo, uma via maior, que eu não vou conseguir, eu dou meu máximo e acabo conseguindo. Me sinto bem realizado, o que significa que todo o meu esforço valeu a pena, disse Rafinha, que escala desde o sete anos de idade.
Quanto às paredes, o menino teve apenas dificuldade na primeira, passando muito rápido pelas outras três. A primeira estava difícil. Foi a mais difícil para mim, por causa da minha altura. Foi um erro de leitura, explicou.
Chave para vencer – Segundo o atleta, a concentração durante a semana que antecedeu a disputa foi fundamental para a vitória. Eu fiquei mais focado. Treinei mais fraco essa semana. Passei a focar mais no campeonato e concentrar para dar 100% aqui, disse.
Mesmo com o bom desempenho, o garoto não celebrou o primeiro lugar até o anúncio final dos vencedores. Várias pessoas falaram que eu já ia ganhar, mas eu não comemorei vitória antes da hora, contou o Rafinha.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: novembro 7, 2009