Oskalunga em 2008 foram os melhores brasileiros (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Um casal norte-americano, um brasileiro e um sueco. Assim está formada a equipe Team Oskalunga Internacional que disputará os 470 quilômetros de prova do Ecomotion/ Pro 2009. Frederico Augusto Gall é o remanescente de uma das principais equipes nacionais e foi convidado por Paul Romero e Karen Lundgren, da Team Sole (terceira colocada na competição de 2008), a participar da competição nacional.
O último atleta a se juntar ao grupo foi o sueco Mikael Lindnord, que estava participando da Portugal XPD Race. Oskalungas não iam participar do Ecomotion esse ano, pois estávamos tentando viabilizar nossa ida para Abu Dahbi. Quem organizou tudo foi o Paul, que me chamou para a prova e pediu ajuda para achar um brasileiro para compor a equipe. Mas acabei não encontrando ninguém com disponibilidade, e aconteceu do Mikael aceitar o convite, explicou Gall sobre a formação do time.
Quando aceitou participar do projeto, Frederico se animou por se tratar de correr com seus ídolos e também por saber que a experiência será o fator principal de seu time. Para mim é uma honra correr com eles, íamos correr com o nome Epinephrine, e só esse nome já chacoalhava a minha estrutura, comentou o brasileiro sobre a antiga equipe formada por Paul, Karen, Gary Sutherland e Ted Devido.
Com atletas que ficaram entre os cinco primeiros colocados no Ecomotion/ Pro de 2008 (Team Sole foi terceira e Oskalunga a quarta colocada), força de vontade e a barreira da língua não será o problema. Então, o que imagino, o que vai motivar a equipe é a experiência de todos. Vamos encarnar o espírito de corrida de aventura, se adaptar o mais rápido possível às necessidades. O problema da língua não será o maior empecilho, consigo me comunicar bem, mas algumas palavras específicas me enrolo, explicou Frederico.
Preparação – Sem treinar juntos e com contatos somente por e-mail, a equipe se reunirá somente no sábado, dia que antecede a largada da prova. Gall participou de uma prova no Parque Botânico de Brasília já com a cabeça no Ecomotion. Essa semana não é uma semana que não irá interferir no condicionamento, o ano inteiro foi baseado para o fim do ano. O físico e o mental estão 100%. Para nós, resultado é conseqüência; mas vamos correr com tudo. O pessoal que estiver de bobeira, vai tomar volta, alertou o competidor.
Gall terá em sua equipe de apoio sua companheira de equipe Bárbara Bomfim, o filho do casal Paul e Karen, Jordan Romero e Carlinhos, que é mecânico da dupla. O brasileiro chegará apenas na sexta-feira, durante a noite, por uma mudança de planos de última hora. Eu tive um sonho que o avião caiu, estava comprando as passagens na manhã desta quarta-feira e desisti. Vou de carro para Minas e devo chegar na sexta-feira a noite, também por conta do meu trabalho, revelou.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: novembro 19, 2009