Klever e seu navegador com o carro movido a etanol (foto: Divulgação)
Uma das novidades do Rally Dakar 2010 será a participação do piloto Klever Kolberg a bordo de um carro movido a etanol. O piloto, da equipe Valtra Dakar Eco Team, terá como navegador o engenheiro mecânico Giovanni Godoi, e será pioneiro ao participar da competição com um combustível renovável e menos poluente comparado à gasolina e ao diesel.
Klever, que já tinha decidido não participar mais do Rally Dakar, tenta conscientizar a população em geral sobre a importância de sua atitude, ecologicamente correta. “O objetivo desse projeto é provocar as pessoas para que elas comecem a pensar no que estão fazendo, pois o Dakar, além de ser uma competição, é uma viagem. Ninguém precisa deixar de viajar para ser sustentável, afirma.
O piloto está trabalhando o desapego de seu lado mais competitivo em prol de uma causa mais nobre, porém enfrenta desafios de logística para levar o etanol à Argentina e ao Chile. “Para mim, foi difícil deixar o lado competitivo, porque o dinheiro que estamos investindo para montar a logística de etanol na Argentina e no Chile é bem maior do que se usássemos gasolina ou diesel. Claro que, quando der a largada, vai bater aquela vontade de andar no ritmo dos primeiros, como em outras edições. Vai ser difícil, mas tenho certeza que todos que participaram do projeto estão orgulhosos em vê-lo realizado. Neste projeto o que conta é a atitude.
Klever é engenheiro além de piloto. Foi responsável pela criação da primeira equipe brasileira a participar do Dakar. Inicialmente começou a sua carreira competindo de moto entre os anos de 1988 e 1996. Em 1997, passou a competir de carro no Dakar. O ano de 2010 contabiliza a sua 22ª participação.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 23, 2009