Foto: Pixabay

Dakar relarga com metade dos inscritos ainda na prova

Redação Webventure/ Offroad

Metade dos veículos segue na prova (foto: David Santos Jr)
Metade dos veículos segue na prova (foto: David Santos Jr)

Direto de Copiapó – A segunda parte do Dakar 2010 começou neste domingo com apenas metade dos inscritos. Serão 189 veículos na etapa entre Antofagasta e La Serena, no Chile, do total de 360 no início da prova, provando o rótulo de rali mais difícil do mundo.

De acordo com a organização, permanecem no Dakar 95 motos (de 151 na largada), 14 quadriciclos (de 25), 55 carros (de 134) e 25 caminhões (de 52).

Apenas na terceira etapa, entre La Rioja e Fiambalá, na Argentina, 35 carros deixaram a prova. Entre eles estavam os brasileiros Klever Kolberg, Sérgio Williams, Reinaldo Varela, Julio Bonache e Sven Fisher.

As baixas para o Brasil continuaram nos dias seguintes. Mauricio Neves e Clécio Maestrelli capotaram o Touareg de frente na etapa entre Antofagasta e Iquique, na quinta-feira. O piloto segue internado no hospital de Antofagasta com quatro costelas quebradas e o pulmão perfurado, porém não corre riscos e deverá voltar ao Brasil ainda na próxima semana.

Na etapa de sexta-feira, Thiago Fantozzi, então melhor brasileiro nas motos na décima sétima colocação geral, foi impedido de largar por ter abandonado sua moto e procurado ajuda externa na especial, após cair em um rio seco e danificar a roda dianteira. O piloto irá seguir no Dakar para ajudar seus companheiros de equipe, Carlos Abrósio e Vicente Neto. No mesmo dia, o caminhão de André Azevedo teve problemas na turbina e foi obrigado a abandonar a prova.

Remanescentes – Entre os brasileiros ainda no Dakar, Guilherme Spinelli é o melhor colocado, com a oitava colocação na geral ao lado do navegador português Felipe Palmeiro. Jean Azevedo segue na 24ª colocação. Nas motos, Rodolpho Mattheis é o melhor brasileiro, em vigésimo terceiro. Carlos Ambrosio é o trigésimo nono e Vicente Neto ocupa a posição de número 83.

O Dakar largou para a segunda metade com as primeiras posições bastante estáveis. Nas motos, o francês Cyril Despres lidera com 1h20 de vantagem para o segundo colocado. Nos carros, a equipe Volkswagen ocupa as três primeiras colocações, com Carlos Sainz na liderança. Nos caminhões, o russo Vladmir Chaguin tem mais de uma hora de vantagem para seu compatriota, Firdaus Kabirov.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure

Last modified: janeiro 10, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure