O brasileiro Daniel Oliveira fechou sua participação no Intercontinental Rally Challenge (IRC) na 21ª colocação, na última sexta-feira, em Monte Carlo. O finlandês Mikko Hirvoven foi o vencedor da prova, completando o rali em 4h32min58 já o baiano percorreu os três dias de aventura a 40min54 do piloto da Ford.
“O que eu posso dizer é que foi um final de semana muito intenso, repleto de
experiências novas e estou muito feliz de ter completado todo o trajeto”, afirma Daniel, que estreou no IRC nenhum piloto brasileiro havia participado da prova em seus quase 100 anos de história. “Fico feliz em ter sido o primeiro brasileiro em um rali tão tradicional e importante. Gostaria de ver mais brasileiros aqui no ano que vem.”
Daniel ainda teve de encarar um desafio extra no dia final. “Estávamos rápidos, aí alcançamos outro carro e ele cometeu um erro. Com a rodada, ele fechou a pista e perdemos dois minutos e duas posições até voltarmos a andar. Além disso, ele (o competidor que rodou) não nos deixou passar”, lamenta. “Se você acha difícil ultrapassar no GP de Mônaco de Fórmula 1, no Rally de Monte Carlo é impossível!”
Pouco depois, na 14ª e penúltima especial do rali, Daniel deu sua arrancada. O piloto, que corre com o navegador espanhol Carlos Del Barrio, completou na 11ª posição o trecho entre Peira Cava e La Bollène Vèsubie, de 18,42 quilômetros, em 15min06, a apenas 1min14 do vencedor da especial, o finaldês Juho Hanninen (Skoda Fabia).
“O mais difícil de tudo foi segurar a ansiedade de acelerar, porque tive que ser muito cuidadoso com a neve e o gelo, superfícies sobre as quais eu jamais havia competido. Era uma situação complicada de aceitar, porque todo piloto quer apertar ao máximo o pedal da direita”, comenta.
O próximo desafio de Daniel é em casa: o Rali de Curitiba, segunda etapa do IRC, entre 4 e 6 de março. “Chega de neve, por enquanto. Acho que em Mônaco tivemos uma curva de aprendizado bastante grande, porque tudo é muito novo para mim. Agora, no Brasil, podemos continuar o crescimento e creio que vai ser possível se divertir um pouco mais, já que é um tipo de piso com o qual estou mais acostumado”, fala.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 24, 2017