Palmeirinha ao lado do sueco Sandell com quem treinou (foto: Divulgação)
O brasileiro Paulo Nobre, mais conhecido como Palmeirinha, já está na Suécia para a disputa da primeira etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rali de Velocidade. O piloto correrá ao lado do navegador Edu de Paula a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo X – o carro é preparado pela equipe BRR Red Bull.
Os dias no país europeu deverão ser de aventura para Palmeirinha, que fará sua estreia na neve. “Ainda bem o Patrik Sandell me convidou para tomar umas aulas com ele antes da prova”, afirma o piloto, se referindo ao companheiro de equipe, com quem realizou dois dias de treino. “Estava ansios para saber como é pilotar nesse tipo de terreno completamente desconhecido para nós.”
Palmeirinha gostou do que vivenciou. “Foi até uma surpresa, pois, com os pneus especiais para a neve, cheio de pregos com 7mm, temos um gripe maior do que o que se tem na terra”, explica o piloto. “Para isso, os pneus precisam estar no trilho formado pelos carros que passaram antes e os pregos ficarem em contato direto com o gelo. Se escapar do trilho, aí a casa cai, pois você pega a neve fofa, que é pior que lama. Ou seja, se andar no trilho o gripe é incrível, mas se escapar, só Deus sabe onde vai parar, acrescenta.
O Rally da Suécia terá um total de 1.879 quilômetros, sendo 345 quilômetros cronometrados. As atividades começam nesta quinta-feira, com a realização da Super Especial de 1,9 quilômetro de extensão. No dia seguinte, serão outras sete especiais. Já no sábado, oito, enquanto no domingo, último dia de rali, mais cinco.
Como já disse antes, participar do Mundial de Rali é um sonho, e conseguir realizar isso ao lado do Edu está sendo incrível. Mas sabemos que teremos muitas dificuldades pela frente, pois as provas do Mundial são bem diferentes das que estamos acostumados, como as dos Campeonatos Brasileiros e Sul-americanos de Velocidade.”
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 9, 2010