Algumas classes foram definidas na última regata (foto: Divulgação)
Realizada em Brasília, no Lago Paranoá, a Pré-Olímpica de Vela definiu neste domingo, os detentores das vagas para a seleção brasileira da modalidade em 2010. Visando os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, a competição contou com 106 atletas divididos em oito classes. Além dos resultados da competição, foram levados em consideração o Campeonato Brasileiro das categorias e o Mundial da classe Star.
No sábado, cinco classes já tinham definido seus vencedores: Fábio Pullar/ Gustavo Thiensen (470 masculino), Fernanda Oliveira/ Ana Luisa Barbachan (470 feminino), Jorge Zarif (Finn), Ricardo Bimba (RS:X masculino), Patrícia Freitas (RS:X feminino) e Juliana Mota/ Daniela Adler/ Larissa Juk (Match Race).
Na classe Star, o título foi definido na última regata e após o desempate, com a vitória de Robert Scheidt/ Bruno Prada. A dupla também terá Torben Grael/ Marcelo Ferreira na categoria, por garantirem bons resultados na prova e também no Mundial 3° lugar.
Tivemos tranquilidade para competir e tomar as decisões mais seguras. Conseguimos ser bem consistentes apesar das dificuldades com os ventos inconstantes e rondados. Vim para cá achando que o Lars e o Torben, por terem começado a velejar no Paranoá, eram os favoritos. Para nós, a vitória significa uma volta por cima porque estávamos há algum tempo sem vencer nenhum torneio, declarou Robert.
Somente na última regata André Fonseca/ Marco Grael garantiram a vitória e a vaga na classe 49er. Nunca tive uma classificação tão sofrida. Desta vez, não quero apenas uma vaga na Olimpíada. Quero brigar por uma vaga entre os primeiros, declarou Fonseca.
Surpresa – A vitória de Rodrigo Mendonça na classe Laser não deu o direito do atleta a fazer parte da seleção por não ter participado do Brasileiro da categoria. Eduardo Couto, vice-campeão, ficou com a vaga. Foi um difícil objetivo alcançado. Vou fazer parte da equipe pela primeira vez no Laser e isso é muito especial para mim”, disse o atleta.
Bruno Fontes, favorito ao título da prova e a vaga na equipe, se frustrou com a quarta colocação. “Dá uma vontade de abandonar tudo, de começar a trabalhar, mas no fundo sei que perder é do jogo. Perdi na velejada, que não deixou de ser também um pouco de gincana por causa das dificuldades impostas pela raia”, afirmou.
Confira a equipe brasileira de vela para 2010:
Star
Robert Scheidt e Bruno Prada (SP)
Torben Grael e Marcelo Ferreira (RJ)
Laser
Eduardo Couto (RJ)
Laser Radial
Odile Ginaid (ES)
49er
André Fonseca e Marco Grael (SC-RJ)
Finn
Jorge Zarif (SP)
470 Masculino
Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (RS)
470 Feminino
Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan (RS)
Isabel Swan (RJ)
RS:X Masculino
Ricardo Winicki, o Bimba (RJ)
RS:X Feminino
Patrícia Freitas (RJ)
Match Race
Juliana Mota, Daniela Adler e Larissa Juk (RJ)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 1, 2010