XTerra São Lourenço acontece neste fim de semana (foto: Divulgação/ Alexandre Cappi)
O XTerra iniciará a temporada 2010 neste fim de semana, entre os dias 13 e 14 de março, em São Lourenço (MG). Depois de um 2009 de muito sucesso, o circuito volta ao calendário em quatro modalidades diferentes: mountain bike, triathlon, corrida noturna em trilha e corrida infantil.
No MTB, o destaque fica para a grande quantidade de atletas de alto nível, vindos de esportes diferentes. A mistura de competidores mostra que o XTerra se encaixa a todas as tribos. Nós conseguimos unir mountain bikers, corredores de aventura, triatletas e corredores. É um evento que consegue trazer o ineditismo do lugar, uma estrutura de segurança muito boa e uma grande cobertura, disse o organizador do evento, Bernardo Fonseca.
Ao todo, mais de mil pessoas já confirmaram participação na disputa, sendo 350 delas para a prova de bike. Entre os atletas favoritos estão Daniel Carneiro e Manuela Vilaseca, ambos da equipe Merida e que este ano vêm pedalando muito bem.
O Rubinho (Rubens Donizete) infelizmente não poderá participar, mas teremos o Daniel Carneiro e o Thiago Aroeira, que são favoritos no masculino. Entre as mulheres, nós teremos a Manuela Vilaseca, a Erica Gramiscelli e a Cristina de Carvalho, que andam super bem. Então, teremos um pelotão de elite muito forte, contou o organizador.
Desafios e Paisagens – Durante a prova de MTB, os bikers terão pela frente um longo percurso, com aproximadamente 45 quilômetros de extensão. Segundo Fonseca, o trajeto misturará desafios intensos com belezas inimagináveis.
O percurso de mountain bike sai de São Lourenço, vai até Caxambu e volta. A prova foi feita, em sua maioria, pela Estrada Real, tendo subidas e descidas alucinantes, com vários downhills, muita erosão, além da paisagem, que é muito bonita, explicou.
Assim como a primeira etapa, toda a temporada 2010 já está praticamente pronta. Agora, as atenções da organização estão voltadas para o próximo ano, em que esperam crescer cada vez mais e invadir outras cidades.
O XTerra caiu no gosto das pessoas. Nós estamos com 12 etapas no ano, sendo uma até no meio da Selva, em Manaus. O evento cresceu mais rápido do que nós imaginávamos. Estamos agora nos planejando para 2011, fechando já o calendário do próximo ano. Esse ano, a prova já é um sucesso. A expectativa é que, no ano que vem, nós possamos estar em mais cidades, talvez entrando no Nordeste, que é nossa intenção, finalizou Fonseca.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: março 10, 2010