Competição reuniu 47 canoístas no município de Primavera do Leste (foto: Divulgação/ Guto Merkle)
Entre os dias 23 e 25 de abril, o município de Primavera do Leste (MT) recebeu 47 canoístas dos estados do Mato Grosso, Paraná e São Paulo para a segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom. Conhecido como o paraíso do esporte, por possuir as grandes correntezas do Rio das Mortes, o local foi palco de grandes disputas, com destaque para os atletas mais jovens.
Pedro Henrique Gonçalves da Silva, de apenas 17 anos de idade, conseguiu não só o título da categoria K1 Júnior, mas também segunda melhor pontuação geral do evento, com 77.053. Ana Sátila Vieira Vargas, outra revelação da canoagem, ficou com a primeira colocação no K1 Sênior Feminino, com a marca de 99.213 pontos (quarta melhor de toda a competição). No K1 Sênior, o paranaense João Vitor Machado, de 24 anos, ficou com o caneco e com a melhor marca da competição: 76.573.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, os jovens atletas vêm se destacando nas competições graças à oportunidade de visibilidade que os Jogos Olímpicos em 2016 trouxeram ao país.
Estamos realizando um trabalho de médio e longo prazo em busca da inédita medalha olímpica brasileira na canoagem. E o começo deste trabalho começa em eventos como este, em Primavera do Leste, essenciais para destacarmos os atletas com potencial mundial e darmos igualdade de competição para os atletas que estão começando a despontar no cenário nacional, explicou Tomasini.
Mato Grosso – O Mato Grosso vem, cada vez mais, aparecendo no cenário nacional da canoagem. Além de contar com grandes corredeiras, o estado desenvolve diversos eventos e projetos para o trabalho com competidores novatos.
Segundo o presidente da Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso (FCaMT), Darci Oberdan, o trabalho feito em Primavera do Leste será estendido para outras cidades mato-grossenses. Já estamos em fase de implantação de núcleos de canoagem em outras cidades do estado e pretendemos fazer do Mato Grosso, aproveitando todos os recursos naturais que o estado oferece para a prática da canoagem, uma potência na revelação de futuros talentos, afirmou o presidente.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 6, 2010