Participantes puderam participar das clínicas de escalada (foto: Rodolfo Candido)
As cerca de 150 pessoas que estiveram presentes na Abertura da Temporada de Montanhismo, no Parque Estadual do Jaraguá, no último sábado (8), puderam desfrutar de inúmeras atrações e atividades ligada ao montanhismo.
As atividades contaram com oficinas técnicas de introdução à escalada em rocha, nós e auto-resgate, circuito de slack-line, escalada e caminhada no parque e exibição dos filmes: Caminho Teixeira, de Alexandre Diniz, Uruca, de Erick Grigorovski, A saga no Monte Roraima para a conquista da via Luz e Trevas, de Eliseu Frechou (veja) e O Dia Santo, de Carlos Eduardo Levy.
“Tivemos frequência marcante nas oficinas de escalada, resgate e nós. À tarde mais gente ainda apareceu para assistir aos filmes e a projeção foi muito legal, com tela grande e som profissional (graças ao equipamento disponibilizado pelo Parque). Muita gente brincou nas slacks que estavam muito bem montadas e permitiram manobras de todo tipo. Quem veio curtiu muito”, contou Silvério Nery, presidente da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp).
Chamou a atenção da organização a presença de muitas pessoas que não são diretamente ligadas ao montanhismo e puderam conhecer e se interessar sobre as modalidades. “Foi ótimo poder fazer um evento no Jaraguá, que é um marco e um local de valor histórico para o montanhismo paulista, e contar com a presença de muitas pessoas que não são do meio, mas ficaram sabendo do evento, foram lá conferir e acabaram participando das atividades”, disse Samantha Chu, diretora técnica da Femesp.
Toda a família – “Foi muito legal a participação das famílias. Vários montanhistas levaram seus filhos para caminhar nas trilhas ou mesmo carregaram os menores nas mochilas para transporte de bebês. Além disso, tivemos a participação de pessoas que não eram de clubes e tiveram a oportunidade de escalar e pegar o gosto pelo esporte”, afirma Jussara Nery, da Femesp. “Gostaria também de agradecer nossos apoiadores, Kailash, Solo, Liofoods, Sunn, Mountainvoices e Webventure”, completa.
As trilhas Pai Zé e do Silêncio (preparada para idosos e portadores de necessidades especiais) estavam abertas para todos os participantes, que puderam fazer caminhadas e desfrutar das belezas e encantos do parque paulista.
“Para nós esse evento teve um significado especial, foi uma espécie de reconciliação dos montanhistas de São Paulo com o Parque do Jaraguá, berço e escola de grande parte de nossos colegas de montanha”, comentou Nery. “Esperamos que esse evento tenha sido o catalisador que faltava para uma parceria longa e frutífera entre os montanhistas e o Parque”, completa.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: maio 10, 2010