Foto: Pixabay

Brasileiro Manoel Morgado chega ao cume do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Morgado é o oitavo brasileiro a conquistar a montanha (foto: Manoel Morgado/ Arquivo pessoal)
Morgado é o oitavo brasileiro a conquistar a montanha (foto: Manoel Morgado/ Arquivo pessoal)

O montanhista Manoel Morgado completou mais um desafio em sua carreira. Na madrugada desta segunda, o brasileiro conquistou o cume do Monte Everest (8.850m) após cerca de dois meses de preparação.

Desde março, Manoel iniciou o trekking pela base da montanha, em busca da aclimatação e, no início de abril, já estava com sua barraca no Acampamento Base (5.300m). O brasileiro encontra-se agora no Acampamento 4 (7.950 m) da montanha e ainda não é certeza se ainda hoje descerá até o 3 (7.500m).

Manoel estava acompanhado por montanhistas de Malta, Gregory Attard, Marco Cremona e Robert Gatt, que entraram para a história de seu país a serem os primeiros a chegar ao cume do Everest. A esposa de Manoel, Andrea, integra outra expedição e planeja o ataque ao cume ainda esta semana.

Vida e carreira – Aos 55 anos, Manoel está há vinte deles andando pelo mundo. Em 1989 largou a carreira de médico e embarcou com destino ao Katmandu, sabendo que não queria mais voltar. De lá, iniciou uma exploração pelas regiões montanhosas. “Tão fortes foram as emoções destes dias que já não queria mais viajar de maneira convencional. Voltei a Katmandu e comprei uma mountain bike e segui para as montanhas do Himalaia indiano para uma longa viagem de três meses de duração”, contou o montanhista em seu blog no Webventure.

Apesar de conhecer muito bem a região, Manoel nunca havia passado do Acampamento Base do Everest, a 5.300 metros de altitude. Esta foi sua primeira tentativa de investida ao cume e, logo na primeira, garantiu o sucesso na escalada. Após dias esperando uma janela de melhora no tempo, Morgado conseguiu aproveitar os únicos dois dias de tempo bom no Everest para atingir o cume.

Com a conquista, Morgado é o oitavo brasileiro a completar a escalada ao cume do Everest e coloca seu nome ao lado de Valdemar Niclevicz, Mozart Catão, Irivan Burda, Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Eduardo Keppke e Ana Elisa Boscariolli.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 17, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure