Peugeot ocupa o segundo lugar nos construtores (foto: Divulgação)
O finlandês Juho Hänninen foi o vencedor do Rally da Sardenha, quinta etapa do International Rally Challenge (IRC). A bordo de um Skoda Fabia S2000, o piloto atingiu o topo da classificação com uma vantagem de 25,6 segundos para o segundo colocado da etapa, Paolo Andreucci.
O pódio ainda contou com Jan Kopecky, que obteve o terceiro lugar. Saborosa para Hanninen, a prova teve gosto amargo para Guy Wilks. O piloto e seu navegador, Phil Pugh, saíram da pista em grande velocidade em uma curva à esquerda no quilômetro 8,4 dos 28 que faziam parte da primeira especial da prova. O carro sofreu um impacto frontal contra algumas pedras, porém não chegou a capotar.
Apesar do navegador sair ileso, Wilks foi transferido de helicóptero a um hospital da cidade de Oristano por apresentar dores nas costas. Depois de alguns exames realizados, detectou-se que o piloto tinha fraturas na primeira e na segunda vértebras lombares, segundo informações da equipe Skoda.
Com o resultado obtido na quinta etapa, Hanninen lidera o Mundial com 42 pontos na classificação geral do campeonato. Kopecky é segundo com 31 pontos. Em seguida, Wilks com 25 pontos está em terceiro lugar, seguido de Bruno Magalhães, brasileiro, na quarta posição, com 17 pontos.
Entre os construtores, a Equipe Skoda lidera o campeonato com 80 pontos, quase o dobro da Peugeot, segunda classificada. A M-Sport é terceira colocada com 15 pontos na classificação geral. A próxima etapa do International Rally Challenge será na Bélgica entre 24 e 26 junho.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 7, 2010