Off Rush dá suporte à seis pilotos incluindo Marc Coma e David Casteu (foto: Ricardo Leizer)
São dez dias de disputas intensas, muitas emoções e desafios em meio aos quase 4500 quilômetros do Rally dos Sertões. Depois de cada especial, nada melhor do que saber que terá uma grande estrutura lhe esperando para dar todo o suporte necessário após um dia difícil. É neste momento que entram as equipes de apoio, como a Off Rush Rally Team, que cuida da parte fora da pista de pilotos como Marc Coma e David Casteu.
A equipe faz toda a logística de caminhões, de carros, de mecânicos, de quantidade de gasolina, de peças, etc. Faz a comida, as sobremesas, prepara as emergências. Então, algumas vezes algo não chegou ou ficou para trás e tem que se preparar. Não são pessoas só que são organizadas e compreendem a importância dos procedimentos, mas são pessoas que sabem também se virar na hora em que as emergências se apresentam, contou Dea Villela, chefe de equipe da Off Rush.
Para dar todo o suporte necessário aos pilotos nacionais e internacionais, os times de apoio tentam montar estruturas coerentes com a quantidade de pilotos que assessoram. No caso da Off Rush na edição 2010, são 19 pessoas para seis pilotos, que são divididas em cidades ímpares e pares.
Esse ano a estrutura veio um pouco menor do que a do ano passado. A motivação para isso foi dar um serviço melhor para os pilotos que vieram: pilotos amadores, como o Juca Vilela e o Pater (Luiz Otávio Paternostro), precisavam de uma atenção especial por serem pessoas acima de quarenta anos. E também por conta do Marc (Coma) e do David Casteu, que disputaram o mundial. Eu preferi fazer uma equipe de minuta, mas com garantia da qualidade do serviço. Trouxe uma equipe menor, mas muito coesa e que foi treinada durante todo o ano com procedimentos para que esse serviço se adequasse à nova realidade, explicou Villela.
Dentro da equipe – Apesar do cuidado com os pilotos da equipe estar sempre em primeiro lugar, a Off Rush também se preocupa com a satisfação dentro do time. Segundo Dea, é necessário ter um staff feliz em seu ambiente de trabalho para que tudo saia da melhor maneira possível. Para tanto, é feito um cronograma visando controlar tudo corretamente.
Nós tomamos muito cuidado com o apoio. Então, a minha equipe dorme, come e tem horário para tudo. O mecânico dorme durante o dia. Ele não pode ser acordado em hipótese alguma. A cozinheira dorme durante o deslocamento, mas chegou ao acampamento ela irá trabalhar. Esse respeito também ao apoio é muito importante. Para você ter uma equipe que funcione, o apoio precisa estar 100% atento, ou seja, bem dormido, bem alimentado, feliz com seu próprio trabalho e que seja respeitado em seu ambiente de trabalho. Tudo isso é essencial, afirmou a chefe de equipe.
* Com informações de Thiago Padovanni, direto de Fortaleza (CE)
Este texto foi escrito por: Redação Webventure*
Last modified: agosto 21, 2010