Foto: Pixabay

Diferenças e semelhanças do Brasil Ride e Cape Epic

Redação Webventure/ Biking

Felipe Xavier e Rafael Niro no Cape Epic (foto: Felipe Campos)
Felipe Xavier e Rafael Niro no Cape Epic (foto: Felipe Campos)

Direto de Mucugê (BA) – Filipe Xavier, parceiro de Rafael Niro, já estão juntos há 2 anos e já têm na bagagem duas participações em Cape Epic. Na Claro Brasil Ride, a dupla pretende fazer o mesmo trabalho que na prova de 800 quilômetros, realizada anualmente na África do Sul. E a comparação é inevitável sobre as semelhanças e diferenças da prova, mas Xavier admite que, apesar da primeira edição, a prova brasileira é extremamente parecida.

“A estrutura, o formato é bem parecido com o Cape Epic, mesmo porquê o Mário Roma já esteve em algumas edições, em outras competições e adaptou o melhor formato para os brasileiros”, disse Xavier.

As diferenças são relacionadas ao clima e também a quantidade e ao comportamento dos ciclistas. “Na África do Sul, o clima é seco e quente, chegamos a pegar 42º, aqui é úmido e o tempo fechado está ajudando bastante. Outro ponto é a quantidade de ciclistas, 600 duplas acabam ficando emboladas e mesmo com duas largadas, complica e fica acumulado. Nos single tracks você tem que seguir o ritmo. Lá existe muito respeito e quando você ameaça furar uma fila que ele está esperando, você toma bronca de verdade”.

Cuidados – Filipe afirma a importância da consciência dos atletas que nunca fizeram uma ultramaratona, ganharem ritmo ao longo da prova. “É muito importante que as duplas entendam que é uma prova de maratona e de dupla. Eu tenho uma sintonia muito boa com o meu parceiro, nos ajudamos e nos divertimos e todos devem ter isso em mente, sem ficar reclamando, pois 5 dias ninguém agüenta. Outra ponto importante é saber dosar o seu ritmo em todos os dias, é começar tranquilo e ir ganhando ritmo”, explicou.

Logo no prólogo de domingo, primeira etapa da Claro Brasil Ride, Filipe sofreu com o ritmo forte de Rafael nos 13 quilômetros de prova. “Eu cansei nesse prólogo, o meu parceiro adora pedalar pesado quando pode e eu sofro. Mas nos trechos longos ele me acompanha, pois sei administrar bem”, disse o biker.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: novembro 16, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure