Foto: Pixabay

Competidores da Chapada são destaque na Brasil Ride

Redação Webventure/ Biking

Atletas da casa mostram bom desempenho (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)
Atletas da casa mostram bom desempenho (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)

Direto de Rio de Contas (BA) – Eles nasceram ou moram há anos na região da Chapada Diamantina, têm na bicicleta um meio de lazer, às vezes de trabalho, e podem reunir essas duas paixões na Claro Brasil Ride. Mais que participar, duas duplas da Chapada Diamantina têm chamado a atenção pelo desempenho. Uma delas, Mauricio Pereira e Alexandre Sousa, chegaram em todas as etapas entre os dez primeiros da classificação geral.

Mauricio nasceu em Irecê, completa 26 anos até o fim do mês e trabalha como auxiliar de escritório, “usando a bicicleta, assim é possível trabalhar e treinar ao mesmo tempo”, conta. Para ele além do prazer de competir em casa, andar ao lado de alguns dos melhores do mundo é uma motivação a mais. “Estamos correndo com os feras, isso é bom. Para mim nosso resultado é uma surpresa, eles andam muito”, disse o competidor, sétimo colocado na geral na etapa desta terça-feira, de 85 quilômetros. “Esse percurso é muito duro, tem muita areia e single track. Não sou muito bom nisso, ando melhor em estradas de terra”, completa o atleta, que é segundo colocado no ranking de MTB da Federação Baiana de Ciclismo. A dupla repetiu o feito na etapa de 95 quilômetros de ontem.

Seu companheiro de Equipe, Alexandre Souza, nasceu em Pernambuco, mas mora no Vale do Capão desde os quatro anos de idade. O local é famoso por abrigar uma das principais travessias da Chapada Diamantina, e recentemente abriu para roteiros turísticos exclusivos de bike. “É sensacional ter um evento como esse no quintal de casal. Conhecia grande parte do percurso de cada etapa, e isso pode ter ajudado no resultado”, afirma o ciclista, que é músico e há um ano compete em provas do Campeonato Baiano de Mountain Bike, onde faturou títulos na categoria iniciante.

Outro competidor local, Heliesse Santos, afirma ter seu trunfo no costume com o clima local. Acostumados a treinar às 9hs da manh㠓com o sol rachando”, segundo ele, a dupla com Edimilson Santos promete. “Como é um percurso longo, queremos melhorar o tempo e nos aproximar do pódio. Já treinamos bastante por aqui, na primeira etapa. Os estrangeiros passaram na nossa frente, mas a nossa expectativa mesmo é o calor, que estamos acostumados. Tentamos dar o máximo de nós e estamos esperando mais, com expectativa de melhora”, conta.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa e Bruna Didario

Last modified: novembro 18, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure