Norte-americanos quebraram o recorde de velocidade no El Capitan (foto: Divulgação)
Os norte-americanos Dean Potter e Sean Leary bateram o recorde de velocidade de escalada no The Nose of El Capitan (884m), localizado no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Com o tempo de 2h36min45, a dupla superou em vinte segundos a marca de Hans Florine e Yuji Hirayama, conquistada em 2008.
Potter e Leary fazem parte de uma extensa lista de escaladores que há tempos tentavam quebrar o recorde de Hirayama e Florine. O que pesou a favor dos novos recordistas foi a experiência. A dupla aproveitou todo o conhecimento de Dean em escaldas livres, que o levou à conquista várias marcas, e a habilidade de Sean (cinco recordes de velocidade) para chegar ao topo da montanha.
O The Nose of El Capitan é uma das rotas mais famosas do mundo do montanhismo. A primeira conquista aconteceu em 1958 por um time liderado por Warren Harding. Após 45 dias de muito esforço, a equipe alcançou seu objetivo com a ajuda de cordas fixas. Já em 1975, Jim Bridwell, John Long e Billy Westbay conseguiram vencer toda a rota em um dia, marcando assim uma nova realidade para a montanha.
A partir dos anos 90, o The Nose passou a ser o cenário de rivalidade entre Potter e Florine, que até hoje competem para serem os mais rápidos nas diversas rotas de Yosemite. Ao saber da conquista de Sean, inclusive, Florine ligou para parabenizá-lo do feito e falou que, logo mais, tentará recuperar seu recorde.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 25, 2010