Temporada de escalada na Patagônia começou com problemas (foto: Cortesia do Banff Centre)
A temporada de escalada na Patagônia começou com problemas e dificuldades. Três montanhistas que tentavam atravessar o Glaciar Viedma (Argentina), entre eles dois argentinos (Merlin Lipshitz e Damián) e um mexicano (Mario), ficaram presos na região após uma forte nevasca que atingiu o local.
Encontrados com vida pelo resgate terrestre, o trio aguarda a chegada do helicóptero que os levará até o hospital de El Calafate. Segundo os médicos que estão na companhia dos montanhistas, os três estão sofrendo com hipotermia por estarem usando roupas molhadas há três dias, sendo que o quadro de saúde do mexicano é o mais preocupante. Já os argentinos passam bem.
Segundo Carolina Codó, uma das coordenadoras do resgate, os três foram encontrados muito assustados. De acordo com ela, o argentino Merlin, experiente guia de montanhas, estava bastante alterado por se sentir culpado pela situação de seus companheiros.
Nevasca – A região de Nunatak Viedma, localizada em uma área rochosa dentro do Glaciar Viedma e onde foram encontrados os montanhistas, sofreu nos últimos dias com fortes nevascas. O temporal arrasou o acampamento em que os três se encontravam, o que os obrigou a fazer uma espécie de buraco no chão para conseguirem se abrigarem. Lipshitz comunicou o acontecimento a sua mulher por meio de um rádio VHF, que prontamente avisou o Parque Nacional sobre o fato para que fosse iniciada a ação de resgate.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 2, 2010