Dakar terá uma etapa a menos em 2011 (foto: Theo Ribeiro)
O Rally Dakar terá uma mudança significativa em sua edição 2011, que acontece entre os dias 1º e 16 de janeiro, na Argentina e no Chile. O maior rali do mundo contará com apenas 13 etapas, uma a menos que nas últimas edições. Desta forma, a competição se aproxima ainda mais do Rally dos Sertões, que atualmente conta com dez dias de especiais.
Mas isso somente em número de dias, pois o Dakar continua tendo o dobro da quilometragem. Mesmo com um dia a menos, a prova será maior do que em 2010. Neste ano, foram cerca de 9 mil quilômetros de disputas. Para 2011, com um dia a menos, serão 9.600 quilômetros.
No dia 1º de janeiro acontece a largada promocional no centro de Buenos Aires e os pilotos farão um deslocamento de 377 quilômetros em direção à Victoria, onde passarão a primeira noite em clima de competição. Apenas no domingo (02 de janeiro), as disputas começarão de verdade, com a primeira especial largando de Victoria em direção à Córdoba, em um percurso total de 566 quilômetros.
Outra mudança em relação à prova deste ano se refere ao tamanho dos percursos para cada categoria. Em 2010, apenas as duas primeiras etapas tiveram percursos distintos para carros e caminhões em comparação a motos e quadris. Em 2011, cinco especiais terão percursos diferentes para as categorias (etapas 1, 2, 3, 7, 12).
Desta vez, os trechos cronometrados para os caminhões também chamam atenção. Na terceira etapa, os peso-pesados percorrerão 226 quilômetros de especiais, contra mais de 500 para as demais categorias. Situação parecida acontecerá na etapa 12, em que serão 266 quilômetros para os caminhões e 555 quilômetros cronometrados para carros, motos e quadris.
Destaques – Com uma rota modificada em relação à prova de 2010, os competidores terão pela frente novos desafios no Rally Dakar. A começar pelo início da disputa, em que os participantes terão muito mais tempo para se acostumarem com os terrenos dos primeiros dias, já que serão quase mil quilômetros de deslocamento (em dois dias) entre Buenos Aires (local da largada promocional) e o local da primeira especial, que se passará nas montanhas da Argentina, em um trajeto bastante técnico.
No segundo percurso cronometrado, os competidores começarão a descobrir os novos caminhos do Dakar. Em uma região nunca antes explorada pelo histórico rali, os pilotos devem se preparar para muitos saltos em meio a florestas, características parecidas com a terceira etapa da competição.
Já na no quarto dia de disputas, os competidores cruzam a fronteira entre Argentina e Chile em um deslocamento pelos Andes, chegando a altitudes de 4.800 metros. Na especial do dia, 207 quilômetros em cerca de 3.300 metros de altitude, que levarão aos primeiros sinais do Deserto do Atacama. As dunas, inclusive, tomarão conta da competição a partir da quinta especial e irão até a décima etapa. Entre elas, uma especial de 631 quilômetros no sétimo dia cronometrado promete ser um dos mais complicados.
Passado o Deserto do Atacama e as dunas de Fiambala (estas aparecendo apenas na décima especial), os pilotos seguem para as últimas três etapas do Dakar. Retornando para a Argentina, os competidores rumarão para Buenos Aires por áreas novas e cheias de história, que os levarão para a glória de completar mais uma edição do maior rali do mundo.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: dezembro 7, 2010