Foto: Pixabay

Vladimir Chagin é o nome a ser batido nos caminhões no Rally Dakar 2011

Redação Webventure/ Dakar

Chagin e seu Kamaz são os favoritos (foto: Marcelo Maragni)
Chagin e seu Kamaz são os favoritos (foto: Marcelo Maragni)

Quem pode vencer Vladimir Chagin? Essa é a pergunta que não quer calar entre os pilotos e navegadores da categoria Caminhões do Rally Dakar. O russo faturou seu sexto título no maior rali do mundo na edição deste ano. De quebra, ainda ganhou nove das 13 especiais, alcançando a incrível marca de 56 na carreira.

A esperança dos concorrentes pode ser o acidente sofrido por Chagin durante os últimos testes, em Clermont Ferrand. O caminhão precisou ser levado de volta à Rússia para reparos antes da viagem até a Argentina, de onde larga o Rally Dakar 2011.

Na teoria, os maiores rivais do Kzar do Deserto são dois integrantes da própria equipe Kamaz. O segundo piloto é Firdaus Kabirov, que é bicampeão do Dakar (2005 e 2009). Já o terceiro piloto é uma cria do próprio Chagin: Edouard Nikolaev, que correu com o russo até o Dakar deste ano, resolveu tentar carreira independente e chamou atenção depois da vitória no Rally Silk Way, em setembro.

O retorno de Gerard de Rooy, um dos mais experientes pilotos da categoria, é outro ingrediente importante para a emoção do Dakar. O holandês sofreu acidente no Silk Way, em 2009, e somente agora está recuperado. O filho Jan de Rooy também está confirmado na prova.

Brasil – Entre os brasileiros, apenas um caminhão disputa o Rally Dakar. O experiente André Azevedo vai com Maykel Justo e o tcheco Mira Martinec. O trio aposta nas reformulações do caminhão Tatra que, dentre outras coisas, diminuiu seu peso em quase uma tonelada.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 17, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure