Foto: Pixabay

Dakar tem baixas já no primeiro dia

Redação Webventure/ Dakar

Cyril Despres ficou com a vitória entre as motos após punição a Ruben Faria (foto: Marcelo Maragni)
Cyril Despres ficou com a vitória entre as motos após punição a Ruben Faria (foto: Marcelo Maragni)

Os 222 quilômetros iniciais do Rally Dakar já foram suficientes para causar as primeiras baixas. Neste domingo, durante a realização da etapa de abertura do rali na edição de 2011, mais de 20 veículos não conseguiram cruzar a linha de chegada até as 22 horas (horário de Brasília).

A chuva forte que caiu entre as cidades de Victoria e Córdoba, na Argentina, tornaram o percurso extremamente escorregadio, causando alguns acidentes e desistências logo na abertura da prova mais conhecido de rali do mundo.

Na categoria Motos, por exemplo, 170 pilotos largaram, mas três ficaram no caminho. A vitória ficou com o francês Cyril Despres, que percorreu a especial em 1h58min31. Ele nem foi o mais rápido do dia, mas acabou favorecido pela punição de um minuto aplicada ao português Ruben Faria, que acabou com o tempo total de 1h59min02, em segundo.

“Essa especial pareceu muito com as que estou acostumado em Portugal”, explica Faria, à frente do espanhol Marc Coma. O brasileiro melhor colocado foi Zé Hélio, na oitava colocação, a 3min23 do mais rápido. “Foi um bom começo e quero continuar nas primeiras colocações até o final do rali”, avisa Zé. Já Jean Azevedo, que está de volta às motos exclusivamente para o Dakar, acabou o dia com o 16º tempo mais rápido, marcando 2h07min06.

Entre os quadriciclos, os tchecos brilharam, ficando com o primeiro e o segundo lugares, com Josef Machacek e Martin Plechaty, respectivamente. Trinta veículos partiram para o trajeto nesta manhã, porém apenas 28 completaram.

Mais desistências – A categoria Carros também sofreu suas primeiras desistências. Foram 140 veículos alinhados na linha de largada e 134 ao final do percurso. Os atuais campeões Carlos Sainz e Lucas Cruz parecem continuar imbatíveis. A bordo de um Volkswagen, eles precisaram de 2h18min32 para cruzar a especial, vencendo a primeira etapa do Dakar 2011.

“Estou muito feliz que o dia terminou, porque pegamos 20 quilômetros de muita chuva, e tivemos problemas com os limpadores”, explica Sainz. Na sequência ficaram Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret (2h20min03), Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk (2h20min48) e Mark Miller e Ralph Pitchford (2h22min49), na segunda, terceira e quarta colocaões, respectivamente. As duas duplas brasileiras não fizeram feio: Guilherme Spinelli e Youssef Haddad terminaram em nono (2h30min32), enquanto Marlon Koerich e Emerson Cavassin ficaram em 20º (2h47min21).

Por fim, 67 caminhões iniciaram o sonho de vencer o Dakar neste domingo, porém apenas 52 seguem com chances reais. Como nos carros, os atuais campeões dos caminhões seguem como em 2010. Os russos Vladimir Chagin e Sergey Savostin fecharam o primeiro dia com vitória, depois de gastarem 2h44min22.

André Azevedo e Maykel Justo ficaram em quinto lugar, com 10min35 de desvantagem para os russos da Kamaz.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 2, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure