Marc Coma venceu a especial das Motos (foto: Marcelo Maragni)
Até alguns dos mais famosos pilotos do mundo sofreram com a etapa desta terça-feira (4), a terceira do Rally Dakar 2011. O percurso entre San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy teve pegadinhas, muita navegação e longos trechos de velocidade. Hoje foi um autêntico dia de Dakar, reconhece Marc Coma, espanhol vencedor da etapa nas motos.
Na primeira parte, tivemos muita navegação e depois mais pilotagem, acrescenta o piloto, que precisou de 4h18min55 para cumprir a especial. Ele foi 2min21 mais rápido que Cyril Despres, ainda líder do Dakar no acumulado das etapas. Estou muito feliz de onde eu estou. Eu tirei vantagem no pequeno erro de navegação do Despres.
O francês foi vítima de uma pegadinha logo no início da especial, que lhe custou bastante tempo e quase lhe fez perder a ponta. Eu não perdi duas horas, mas vários minutos preciosos. Não é muito tempo, mas eu preferia tê-lo mantido para mim, lamenta Despres, que está apenas 14 segundos na frente de Coma na classificação geral das motos.
Já os brasileiros Zé Hélio e Jean Azevedo superaram bem o dia turbulento. Zé Hélio conquistou a sexta posição do dia, pulando para o quinto lugar no geral, a apenas 16min07 de Despres. Por sua vez, Jean ficou em 16º, alcançando o 14º lugar no acumulado dos tempos (a 33min26 do francês).
Nos carros, outro favorito sofreu com o terceiro dia do Dakar. O espanhol Carlos Sainz, da Volkswagen, segue na frente no acumulado dos tempos, mais viu Nasser Al-Attiyah se aproximar. A primeira parte da especial foi muito difícil. Estou mais ou menos feliz com meu dia. Nós perdemos um minuto e meio para o Nasser no final da primeira disputa, mas, na segunda parte, conseguimos nos recuperar em um trecho que havia menos navegação.
Al-Attiyah, que também corre de Volkswagen, fechou a etapa em 3h42min20, com 25 segundos de vantagem sobre Sainz e 59 segundos diante de Stephane Peterhansel, da BMW. A folga de Sainz na somatória das três etapas agora é de 3min34 para Al-Attiyah e de 4min19 para Peterhansel.
A dupla formada pelos brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad manteve o bom desempenho e fez o 10º tempo no dia, a 18min20 de Al-Attiyah. Desta maneira, eles figuram no oitavo lugar na classificação geral, com 48min22 de desvatangem para Sainz, atual campeão do Dakar.
Menos feliz – Se Zé Hélio, Jean Azevedo, Spinelli e Haddad têm motivos para festejar, André Azevedo e Maykel Justo tiveram um dia ruim nos Caminhões. A dupla foi apenas a 11ª colocada, com 41min21 de desvantagem para Vladimir Chagin. O russo, da Kamaz, se recuperou da segunda-feira não tão satisfatória e venceu com 6min45 de frente para Firdaus Kabirov.
A nova tabela de classificação do Dakar nos peso-pesados tem Chagin na ponta com o tempo total de 9h38min58, seguido por Kabirov (a 6min23) e Alain Loprais (a 6min37). André Azevedo caiu do quarto para o oitavo lugar, a 50min58 de Chagin.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 4, 2011